O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e consiste na educação ambiental de alunos do 5º ano das escolas municipais.
A Prefeitura de Igarapé realizou a cerimônia de formatura dos alunos participantes do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis. O evento foi realizado na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Dias Ferreira Andrade, no bairro Vale do Amanhecer, na última segunda-feira, 18.
A cerimônia de formatura contou com a presença das turmas das escolas municipais Mª da Conceição e João Alves Pereira, localizada no bairro Madre Liliane. Na ocasião, dois computadores foram entregues às escolas pela participação dos alunos no programa e pela realização do plantio do Bosque do Amanhã*¹.
“Esse programa vem com uma metodologia diferente que contribuiu para reforçar as políticas públicas já implantadas em Igarapé no âmbito da sustentabilidade ambiental.
Nós estamos muito satisfeitos com a formatura dessa turma porque entendemos que vão ser eles a colherem os frutos dessas ações, muitas delas de efeito imediato e algumas que a gente vai perceber ao longo dos anos, sendo importante essas ações de conscientização cotidiana de todas as crianças do nosso Município”, completou o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Isaías de Barros.
Programa Jovens Mineiros Sustentáveis em Igarapé, o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por meio da sua Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais, em parceria com a Prefeitura.
Segundo o Secretário Isaías de Barros, “o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis veio somar à nossa cidade com as mais diversas ações e projetos já desenvolvidos pelo Município na área ambiental.
Projetos que envolvem a gestão dos resíduos sólidos, recuperação de nascentes e plantio de árvores em área de preservação permanente”, completou. Além disso, o programa tem como estratégia geral capacitar educadores, por meio da disponibilização de curso de educação à distância – EAD de educação ambiental, além de formar alunos do 5º ano do ensino fundamental nas temáticas de consumo consciente de água e energia; cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária.
Comentários: