A Prefeitura de Igarapé, através da Secretaria de Saúde, vem realizando diversas ações de combate à dengue, como os mutirões de limpeza, blitz educativa e a aplicação do fumacê em toda a cidade. O objetivo das ações é prevenir a propagação e o controle da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, reduzindo sua presença, eliminando seus criadouros e interrompendo o ciclo de transmissão do vírus.
Com ações sendo realizadas durante o ano inteiro, o combate efetivo com o fumacê costal teve início em novembro de 2023, no bairro Bom Jardim. Desde então, os agentes de endemias já estiveram presentes nos bairros Batatal, Cidade Nova, Jardim das Roseiras, Novo Horizonte, Padre Eustáquio, Panorama, Resplendor, Vale do Amanhecer, entre outros.
É importante destacar que o fumacê costal possui uma eficiência maior em sua aplicação em relação ao carro do fumacê. Isso pelo fato de os agentes terem a mobilidade necessária e praticidade para entrarem em lotes e quintais, propiciando uma propagação da nuvem de inseticida de forma mais ampla, evitando a proliferação do mosquito da dengue.
Outro ponto a ser destacado é sobre a aplicação do fumacê depender das condições climáticas, já que o inseticida fica suspenso no ar por até duas horas e pode ser dissipado facilmente em dias de chuva, o tornando ineficaz no combate à dengue. Aplicado o produto, o inseticida age eliminando todos os mosquitos que estejam em voo ou em repouso nas superfícies atingidas pela pulverização.
Como dica geral, o coordenador do Departamento de Zoonoses, Giovanni Luiz, orienta “que a população faça sua parte, evitando despejar objetos que possam acumular água em seus quintais, lotes vagos e/ou vias públicas, pois essa é a melhor forma de evitar que novos criadouros do mosquito da dengue surjam e se multipliquem”.
Por fim, em casos de denúncias referentes ao combate à dengue, a manifestação pode ser registrada através dos Whatsapp (31) 99283-0501 ou (31) 9.9283-0309, com a mensagem
"Combate à Dengue"; pelo site da Prefeitura de Igarapé:
https://www.igarape.mg.gov.br/ouvidoria > Cadastrar Manifestação > Colocar em
"Unidade": Zoonoses e em "Assunto": Combate à Deng
Comentários: