Brumadinho (MG), julho de 2024 - O Programa de Visitas da Mineração Morro do Ipê recebeu em julho, 14 participantes dos seminários orientativos do PAEBM (Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração), proporcionando uma experiência enriquecedora e de muito conhecimento sobre a indústria da mineração.
O programa é realizado mensalmente na empresa e no ano de 2023, contou com a presença de aproximadamente 360 visitantes. Em 2024, até o momento, 183 pessoas já participaram do programa, incluindo públicos de Brumadinho, Igarapé, São Joaquim de Bicas e arredores Durante a visita, os participantes têm a oportunidade de conhecer o trabalho e as práticas socioambientais da Ipê, entender melhor as etapas da produção do minério, explorar diversos locais das Minas Ipê e Tico-Tico. Cada visita é adaptada conforme a demanda do público, com as possibilidades de ida ao Viveiro de Mudas, às barragens desativadas, o Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) – local que monitora as barragens 24 horas por dia, a filtragem de rejeitos, entre outros.
Lucimeire Venuto, aposentada e moradora de Igarapé desde os 13 anos, participou da última visita e compartilha sua experiência em conhecer as barragens desativadas: Antes, eu tinha muito medo das barragens e tinha muitas dúvidas. Agora, depois dessa visita, deu para ver como está tudo seguro e não me restou dúvidas de como a empresa está cuidando das estruturas.”.
Regina Palhares, moradora de São Joaquim de Bicas e Assistente Social do CRAS Resplendor e Jardim das Roseiras em Igarapé, também participou da última visita e esteve presente no seminário orientativo do PAEBM promovido em maio: “Diante do que foi falado pelo Gerente de Geotecnia em relação a descaracterização das barragens e do que vi ao pisar em uma dessas estruturas, perdi completamente o medo que tinha e saio daqui mais tranquila com o trabalho que a Ipê vem fazendo. Inclusive, tenho muito interesse em trazer os usuários do CRAS para conhecer a empresa e assegurar sobre a importância das placas de sinalização que são instaladas, pois as pessoas ainda têm dúvidas e irão mudar a sua visão, assim como eu mudei a minha”.
"Na Mineração Morro do Ipê, temos a transparência e a clareza como pilares fundamentais de nossa operação. Mantemos nossas portas abertas e incentivamos visitas para que as pessoas possam conhecer como trabalhamos na construção de uma mineração mais sustentável. Esta prática não só reforça nosso compromisso com a responsabilidade ambiental e social, mas também promove um diálogo aberto e construtivo com a comunidade e nossos stakeholders.", afirma Cristiano Parreiras, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Ipê.
Para participar do programa de visitas, basta entrar em contato com a Casa Ipê, o Centro de Atendimento à Comunidade da Morro do Ipê, e solicitar o agendamento de uma visita guiada. Recebemos visitantes de qualquer região, sendo no mínimo 10 pessoas com idade acima de 14 anos. Venha nos conhecer! Ligue: 0800 942 3135.
Comentários: