Jornal Embarque na notícia

Sabado, 22 de Marco de 2025
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui

Notícias

Morre Sansão, cão símbolo da lei que endureceu as penas para maus-tratos contra animais

O cão Sansão morreu nesta quarta-feira (11 de dezembro). A informação foi divulgada pela página criada para homenagear a história do animal, que teve as pernas traseiras decepadas por um homem em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em julho de 2020.

Patricia Santos
Por Patricia Santos
/ 27 acessos
Morre Sansão, cão símbolo da lei que endureceu as penas para maus-tratos contra animais
Divulgação/Rede Sociais Sansão
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Cão ficou nacionalmente conhecido após ter as pernas traseiras decepadas em Confins, na Grande BH, há quatro anos símbolo da lei que endureceu as penas para o crime de maus-tratos contra os animais, o cão Sansão morreu nesta quarta-feira (11 de dezembro). A informação foi divulgada pela página criada para homenagear a história do animal, que teve as pernas traseiras decepadas por um homem em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em julho de 2020.

Conforme a publicação, o cão morreu de forma súbita na tarde desta quarta. “Pela manhã, ele estava com aquele olhar carinhoso que todos conhecemos e amamos. Durante um passeio para fazer xixi, ele começou a passar mal e, infelizmente, nos deixou repentinamente”, diz trecho da mensagem.

A publicação também ressalta a importância da história de Sansão como um marco na luta pelos direitos dos animais. “A vida dele nunca será esquecida. Ele não apenas superou momentos de dor e adversidade, mas também inspirou mudanças importantes no Brasil”, afirmou.

Publicidade

Leia Também:

Marco na luta pelos direitos dos animais

Sansão deu nome à Lei 14.064, de autoria do deputado federal Fred Costa (PRD) e aprovada em setembro de 2020. O texto endureceu as penas para quem praticasse violência contra cães e gatos.

A partir da lei, a pena para maus-tratos contra cães e gatos aumentou de 3 meses a 1 ano de detenção (que podia ser cumprida em regime aberto ou semiaberto) para de 2 a 5 anos de reclusão (em regime fechado), além de multa e perda da guarda do animal. Caso o crime resulte em morte, a pena pode ser aumentada em até 1/3. Antes, os crimes eram considerados de menor potencial ofensivo.

Criador da Lei Sansão, o deputado federal Fred Costa (PRD) pontua que a legislação foi o “maior avanço na luta pelo bem-estar animal”. “A lei é uma quebra de paradigma entre impunidade e lei exemplar para bandido covarde que comete crime contra animais. Antes, não havia a possibilidade de ser preso em flagrante, e agora só tem a opção de responder em liberdade por audiência de custódia”, afirma.

 
 
FONTE/CRÉDITOS: Tempo
Comentários:
Patricia Santos

Publicado por:

Patricia Santos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book

Saiba Mais
Nosso Instagram
Nosso Instagram

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )