A Morro do Ipê, juntamente com responsável pela gestão das minas Ipê e Tico-Tico, recebeu nos dias 09 e 16 de agosto uma visita de 35 alunos do curso técnico de Mecânica Industrial, que faz parte do Programa de Qualificação Profissional, o PROQUALI. A iniciativa é resultado de uma parceria firmada em 2019 com a Prefeitura de São Joaquim de Bicas e visa proporcionar acesso a cursos técnicos e de capacitação para os moradores do município.
Iniciado em março de 2024, o curso técnico em Mecânica Industrial, ministrado pelo SENAI-MG, será finalizado em julho de 2025. Os alunos deste curso tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos durante a visita à Mineração Morro do Ipê, onde puderam conhecer o CMG (Centro de Monitoramento Geotécnico), a Usina de Beneficiamento, a Filtragem de Rejeitos, o Moinho, a Sala de Controle e a Frente de Lavra. Carlos Eduardo Martins de Fernandes, 17 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio e em processo de formação técnica no Senai, conta como surgiu seu interesse pela área da mecânica e como a visita guiada acrescentou nos seus conhecimentos.
"Desde pequeno, sempre tive interesse em mecânica, que é algo presente em minha família. A experiência no Senai tem sido incrível para complementar o que já sabia e a visita à Mineração Morro do Ipê ampliou ainda mais minha visão prática. Ver de perto o funcionamento das máquinas e associar isso com o que aprendemos no curso foi muito enriquecedor. Tenho muita vontade de seguir na área de mecânica e já estou planejando os próximos passos, como ingressar na faculdade e conquistar meu primeiro emprego na área", comenta Carlos Eduardo.
Isabelle Luiza Dias dos Ferreira, 16 anos, está cursando o segundo ano do ensino médio e faz o curso técnico de mecânica no Senai. A oportunidade surgiu quando a diretora de sua escola apresentou o curso e despertou seu interesse.
“Eu não pensava diretamente em mecânica, mas sabia que um curso técnico seria bom tanto para o currículo quanto para a vida. As aulas práticas são incríveis. A gente aprende coisas que eu nem imaginava que existiam, muito menos que eu mesma iria fazer. Na [disciplina] elétrica, eu me encontrei. Foi como ver tudo que aprendo em ação, mas de forma real. Achei incrível.” diz Isabelle.
O programa de visitas da Mineração Morro do Ipê é realizado mensalmente na empresa e durante a visita os participantes têm a oportunidade de conhecer o trabalho e as práticas socioambientais da Ipê, entender melhor as etapas da produção do minério, além de explorar diversos locais das Minas Ipê e Tico-Tico. Cada visita é adaptada conforme a demanda do público, com possibilidades de ida ao Viveiro de Mudas, às barragens desativadas, o Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG), a filtragem de rejeitos, entre outros.
Sobre a Mineração Morro do Ipê
Morro do Ipê é uma mineradora, criada em 2016, responsável pela gestão da Mina Ipê e implantação da Mina Tico-Tico, assim como suas unidades de processamento de minério de ferro. A empresa está localizada no município de Brumadinho, no limite com os municípios de Igarapé e São Joaquim de Bicas e atua de forma responsável em suas práticas operacionais, fiscais, ambientais e sociais. Como parte do seu compromisso com o desenvolvimento local, a Mineração Morro do Ipê realiza programas socioambientais nos municípios do entorno de suas operações. As ações são realizadas a partir do diálogo entre empresa, poder público e sociedade civil, permitindo estabelecer um processo de interação e atuação em conjunto com os setores sociais.
Comentários: