Jornal Embarque na notícia

Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui

Igarapé

Mineração Morro do Ipê doa drone para monitoramento das áreas próximas a barragens

Instituto Mineiro de Gestão das Águas recebeu o novo equipamento da mineradora esta semana

Patricia Santos
Por Patricia Santos
/ 47 acessos
Mineração Morro do Ipê doa drone para monitoramento das áreas próximas a barragens
Mineradora Morro Ypê
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Mineração Morro do Ipê (MMI), responsável pela gestão das minas Ipê e Tico-Tico, entregou nesta semana uma nova Aeronave Remotamente Pilotada (RPA) ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), como parte do Termo de Compromisso referente ao descomissionamento de barragens de mineração.


O RPA, também conhecido como drone, será utilizado para a fiscalização e mapeamento das áreas a jusante de barragens de água. A partir das imagens obtidas pelas duas câmeras acopladas ao drone, que incluem captura em infravermelho, o instituto poderá ter uma melhor dimensão do que ocorre na região.

Além de auxiliar a fiscalização das barragens de água, o RPA também será usado em missões de outras áreas do Igam e das demais casas do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

Publicidade

Leia Também:

“A tecnologia permite um aperfeiçoamento das atividades e facilitará o trabalho de fiscalização dos institutos. Com os drones, será possível mapear os desvios e monitorar a quantidade e qualidade das águas em Minas Gerais”, comenta Cristiano Parreiras, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade na Mineração Morro do Ipê S.A

O drone foi fabricado pela empresa brasileira com sede em São Paulo XMobots e possui autonomia de voo de cerca de uma hora, podendo sobrevoar uma área superior a 1.000 hectares por voo. Com asa fixa, sua decolagem é efetuada por meio de lançamento e o pouso por paraquedas.

Durante a semana, uma equipe do Instituto Mineiro de Gestão das Águas participou de um treinamento intensivo com a fabricante em São Carlos, no estado de São Paulo, para aprender como pilotar o equipamento.  A capacitação incluiu aulas teóricas e práticas, que somaram 10 horas de treinamento. Por se tratar de um drone que demanda um lançamento manual, diversas demonstrações foram feitas, ensinando técnicas para garantir o lançamento efetivo do equipamento.

 

Cristiano relembra também: “Além desse equipamento, no começo desse ano, a Morro do Ipê entregou aos diversos órgãos do SISEMA 59 drones e ofereceu treinamento para mais de 330 técnicos operarem os equipamentos.”

FONTE/CRÉDITOS: Manoelle Monteiro / Mineradora Morro Ypê
Comentários:
Patricia Santos

Publicado por:

Patricia Santos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book

Saiba Mais
Nosso Instagram
Nosso Instagram

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )