Jornal Embarque na notícia

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024
Nosso Instagram
Nosso Instagram

Minas Gerais

MG vive a pior crise de incêndios dos últimos anos, e bombeiros atendem 25 mil ocorrências só neste ano

Estado enfrenta a maior quantidade de queimadas dos últimos nove anos; brigadas relatam exaustão após meses de combate

Patricia Santos
Por Patricia Santos
/ 19 acessos
MG vive a pior crise de incêndios dos últimos anos, e bombeiros atendem 25 mil ocorrências só neste ano
Divulgação/CBMMG
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Minas Gerais enfrenta a pior crise envolvendo incêndios florestais desde o início da série histórica do corpo de bombeiros em 2015. Até essa terça-feira (17), foram 24 mil ocorrências atendidas pela corporação desde o início do ano. Até então, o ano mais crítico em número de incêndios em vegetação foi 2021, com quase 22 mil casos atendidos até o fim de setembro.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Henrique Barcelos, cita os fenômenos climáticos extremos como um dos motivos que levam ao cenário grave: “A gente sabe que vivemos um cenário crítico com registros alarmantes. Já superamos anos críticos como o caso de 2021, principalmente, em quantidade de chamados ainda no mês de setembro em relação a todo ano de 2021, que já foi um ano muito desafiador”, disse.

Além do Corpo de Bombeiros, brigadistas e voluntários atuam no combate aos incêndios. A Associação Mineira de Defesa do Ambiente, por exemplo, possui 350 brigadistas profissionais que também fazem esse trabalho.

Publicidade

Leia Também:

O coordenador de brigadas da associação, Fábio Líbano, fala sobre o momento de exaustão, após meses de combate em um ano delicado. “Enfrentávamos um ano com uma seca que há muito tempo não víamos. Isso dificulta muito trabalho. A vegetação se encontra muito seca, temperatura elevadíssima e umidade do ar muito baixa. Isso facilita muito para que o incêndio se propague com velocidade. As chamas chegam aí a 5, 6 m de altura, atingindo a copa das árvores” explico.

Trinta e sete por cento dos incêndios em vegetação atendidos pelos bombeiros em Minas ocorreram em agosto, com mais de 6.000 casos. Agora, em setembro, que nem chegou ao fim, e já está perto dos 4.000 registros.

Comentários:
Patricia Santos

Publicado por:

Patricia Santos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book

Saiba Mais
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )