Jornal de Juatuba, Mateus Leme e Região

Sabado, 20 de Julho de 2024
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui

Itaúna

Itaúna inaugura Estação de Tratamento de Esgoto

Estação de Tratamento de Esgoto é inaugurada

Patricia Santos
Por Patricia Santos
/ 49 acessos
Itaúna inaugura Estação de Tratamento de Esgoto
Comunicação Prefeitura de Itaúna
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

Itaúna inaugura Estação de Tratamento de Esgoto e se consolida como referência nacional em saneamento básico.

Evento aconteceu no último dia 16 de setembro, aniversário da cidade, e contou com a presença do Ministro Alexandre Padilha

A Administração Municipal de Itaúna celebrou no último sábado, 16 de setembro, a entrega da Estação de Tratamento de Esgoto “Marco Elísio Chaves Coutinho”. A cerimônia fez parte das comemorações de 122 anos de emancipação politico-administrativa da cidade. O evento contou com a participação de diversas autoridades: vereadores, prefeitos da região, representantes do governo do Estado, deputados estaduais e federais, o prefeito Neider Moreira e o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. 

Publicidade

Leia Também:

Com investimento de 45 milhões de reais a ETE coloca Itaúna na vanguarda do saneamento básico no Brasil. A cidade concluiu a universalização do sistema 10 anos antes do previsto pelo Marco Legal. As cidades à jusante do rio São João, também serão diretamente beneficiadas pela obra uma vez que a estação terá 95% de eficiência quando o preconizado são 65%. Uma melhora na qualidade de vida para, diretamente, 300 mil pessoas aproximadamente. 

Durante a solenidade, o prefeito Neider destacou em seu discurso a importância da ETE. “Essa obra aqui é muito mais importante do que os quase 200 km de asfaltamento que já fizemos pela cidade;  mais importante do que toda a troca do parque de iluminação por LED; mais do que o Centro Oftalmológico que montamos e que fazemos os mutirões de catarata onde realizamos aproximadamente 80 cirurgias de uma vez; é mais importante até do que o credenciamento que fizemos do Centro de Tratamento do Câncer do Hospital Manoel Gonçalves. Tudo isso é importante, mas isso aqui é para vida de todo mundo, isso aqui tem uma importância fundamental do ponto de vista ambiental e de saúde pública, do ponto de vista social… Porque isso aqui transforma a vida das pessoas… Isso aqui é transformador.”

O Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que esteve na cidade por intermédio da deputada estadual Lohanna França, disse “muito antes da data estabelecida pela ONU, a cidade de Itaúna que a partir de agora tem as três coisas objetivas do desenvolvimento sustentável acontecendo ao mesmo tempo: água tratada para todo mundo, esgotamento tratado, e o manejo responsável dos resíduos sólidos. É uma alegria, porque nós que somos da área da saúde sabe que a cada 1 real investido em saneamento básico significa uma economia de 4 reais para os investimentos na saúde pública”.

A Estação de Tratamento de Esgoto celebra o Professor Marco Elísio Chaves Coutinho. Homenagem aprovada pela Câmara Municipal, por meio do projeto de lei n° 5.930 em 15 de maio de 2023. Graduado em Filosofia, Ciências e Letras pela Universidade de Itaúna e Pós-Graduado em Literatura Brasileira na Universidade Católica de Minas Gerais, onde concluiu também o curso de Geografia. O professor sempre foi um grande “Guardião do Meio Ambiente”, combatente das boas causas ecológicas, incentivando e orientando o uso racional da natureza.

FONTE/CRÉDITOS: Comunicação Prefeitura de Itaúna
Comentários:
Patricia Santos

Publicado por:

Patricia Santos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book

Saiba Mais
Nosso Instagram
Nosso Instagram

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )