A Praça Miguel Henriques da Silva, no Centro de Igarapé, se prepara para a 16ª edição do festival de culinária Igarapé Bem Temperado, que começa nesta quinta-feira, 16, e vai até o domingo, 19 de maio.
O evento, criado em 2005, traz, além dos 16 pratos principais preparados pelas mestras e chefes, diversos shows de MPB, workshops degustação e o verdadeiro clima da cozinha mineira.
Segundo a organização, o Igarapé Bem Temperado atrai, nos 4 dias de festa, cerca de 26 mil pessoas, contribuindo com o aquecimento da economia local e favorecendo a geração de renda não só dos participantes diretos do evento, mas de todo comércio local e serviços da cidade.
Pratos principais
O público poderá aproveitar o melhor da comida mineira em 16 pratos principais, somando aos quitutes como variados bolinhos recheados, doces e quitandas, são mais de 40 opções de gostosuras inspiradas na tradição dos quintais das mestras. Não ficam de fora as compotas de frutas dos quintais, licores e geleias. Veja a lista dos pratos principais:
Barraca (1) Chef Pedro Augusto, receita: Rabada com musseline de baroa, rúcula e vinagrete de limão cravo.
Barraca (2) Chef Reinaldo Mendes, receita: barriga de porco pururucada, creme de batata doce roxa, vinagrete de maxixe e gel de caipirinha.
Barraca (3) Mestra Cléia Ribeiro, receita: leitão assado e pururucado, farofa de feijão de corda e vinagrete de abacaxi.
Barraca (4) Mestra Maria de Fátima, receita: Carne de lata com guisadinho de cansanção com ora-pro-nóbis e angu de milho verde.
Barraca (5) Gecy Couto e Kele Damião, receita: costelinha com redução de laranja, musseline de mandioca e quiabo grelhado.
Barraca (6) Mestra Ana Egg Hilbet, receita: arroz de pernil com feijão de corda e linguiça caipira.
Barraca (07) Mestra Lilia da Quita, receita: bolinho de mandioca com bacalhau, com recheio de queijo.
Barraca (08) Mestra Estânia Nunes Moura, receita: suã suculenta com taioba, milho verde e angu.
Barraca (09) Mestra Alcina Couto, receita: frango caipira com macarronada, tutu e couve.
Barraca (10) Mestra Aparecida Coelho e Jesus, receita: engrossadinho de milho verde com galinha caipira e queijo.
Barraca (11) Ana Vitorino, receita: bisteca de porco com jiquiri, mostarda e angu.
Barraca (12) Mestra Lúcia Silva, receita: Joelho de porco com risoto de canjiquinha e picles de mamão verde.
Barraca (13) Giza Gouvêa, receita: carne de lata, redução de limão cravo com urucum e pimenta de macaco, purê de banana da terra e bolinho de chuchu com ora-pro-nóbis.
Barraca (14) Mestra Cida Ferreira Lima e Agnaldo, receita: nhoque de moranga ao molho de umbigo de banana com carne bovina.
Barraca (15) Mestra Simone Alves Campos, receita: pernil de tacho com geleia de abacaxi, guisadinho de umbigo de banana e farofa de banana.
Barraca (16) Chef Welinton Maciel, receita: risoto de banana com taioba e ossobuco.
Programação gastronômica e cultural
QUINTA 16 DE MAIO– 18h às 23h40
18h – Abertura com presença de autoridades, apoiadores e patrocinadores, comissão organizadora do festival, pesquisadores e chefs convidados. Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques.
19h – Workshop Degustação com as Mestras Lucília, Luzia e Efigênia – Receita: bochecha de porco com guisadinho de saborosa com angu. A saborosa é uma planta da família dos cactos, similar a pitaya, que além de produzir um fruto comestível, seus caules mais novos também podem ser comidos, após o cozimento. Local: Espaço Cozinha Show.
20h30 – Momento Memória Culinária, degustação de quitandas no forno a lenha e chás dos quintais. Local: Espaço Cozinha Show.
21h30 – Show com o Trio Caxangá – Grupo musical composto pelo músico Sérgio Rangel “Chuchu” e seus filhos Otávio Rangel e Túlio Rangel. Sucessos do Forró Pé de Serra.
Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques.
23h40 – Encerramento do primeiro dia do festival.
SEXTA 17 DE MAIO – 18h às 23h40
18h – Abertura do segundo dia do festival.
18h – Momento Memória Culinária, degustação de quitandas no forno a lenha e chás dos quintais. Local: Espaço Cozinha Show.
19h – Workshop Degustação com Chef Cidinha Lamounier (Faculdade Promove – Belo Horizonte) – Receita: costelinha na marinada de quitoco, cachaça e limão-cravo, acompanhada de guisadinho de mamão verde com chuchu e abobrinha menina, angu de milho crioulo com molho de tomate. Local: Espaço Cozinha Show.
20h Workshop Degustação com a Mestra Diva Marques (Mercadinho do Batata) – Receita: João Deitado, assado na folha de bananeira, no forno a lenha – Local: Espaço Cozinha Show.
21h40 Show musical com o Clube do Choro de Betim. Reinterpretações de clássicos do choro e samba. Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques.
23h40 Encerramento do segundo dia do festival.
SÁBADO 18 DE MAIO – 9h às 23h40
10h Abertura do Terceiro dia do festival.
11h Oficina de Culinária Infantil – com a chef executiva do Hotel Fazenda Vale Amanhecer, Adriana Farias, com participação da recreadora Tia Minhoca – Receita: biscoitinho da vovó. OBS: Serão 40 vagas, para crianças de 6 a 12 anos. As inscrições acontecem pela ordem de chegada, no próprio local, 30 minutos antes da oficina. Toda criança deverá estar acompanhada dos pais ou responsável legal. Local: Espaço Cozinha Show.
13h Workshop Degustação com o chef Jackson Cabral (Faculdade Promove – Belo Horizonte) Receita: Lombo recheado com cuscuz panc, cozido em baixa temperatura, grelhado e servido com molho de ora-pro-nóbis (tipo pesto). Local: Espaço Cozinha Show.
14h Show Musical com Jéssica Faria e Banda. Interpretação de sucessos da música popular brasileira. Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques.
15h Workshop Degustação Com Mestra Cleia Ribeiro. Receita: Pudim de ora-pro-nóbis. Local: Espaço Cozinha Show.
17h Workshop Degustação Com Mestra Altivina Fonseca. Receita: guisadinho de miúdos de porco com feijão angu e couve. Local: Espaço Cozinha Show.
19h Momento Memória Culinária, participação especial de Mestra Lilia da Quita, degustação de quitandas no forno a lenha e chás dos quintais. Local: Espaço Cozinha Show.
22h Show com Sérgio Saraiva e Delano. Interpretação de clássicos da música sertaneja raiz. Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques.
23h40 Encerramento do terceiro dia do festival.
DOMINGO 19 DE MAIO – 9h às 18h
09h Abertura do quarto dia do Festival com apresentação do Grupo Congo do Vale. Mestre Jorginho comanda jovens e adultos em um espetáculo de percussão e cantos da cultura popular afrodescendente. Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques da Silva.
10h Momento Memória Culinária, participação especial de Mestra Dolores Henriques, degustação de quitandas no forno a lenha e chás dos quintais. Local: Espaço Cozinha Show.
12h Apresentação da Banda Lira de Santo Antônio. A maestrina Maria Angélica Paulino faz a regência da tradicional banda de instrumentos de sopro da cidade, trazendo ao festival o clima das quermesses de antigamente. No repertório, marchinhas e dobrados. Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques da Silva.
13h Workshop Degustação com Mestra Maria do Sindicato – Receita: Farofa Panc. Com intenção de chamar a atenção para o potencial das plantas alimentícias consideradas não convencionais, a mestra irá preparar uma farofa com inúmeras plantas pouco utilizadas hoje em dia. Local: Espaço Cozinha Show.
14h Workshop Degustação em 3 Tempos, “Feijão, Patrimônio da Nossa Cozinha” com o cozinheiro e pesquisador Lucas Mourão e a Chef Denise Garcia, ambos membros do movimento internacional Slow Food. Receita: Local: Espaço Cozinha Show.
15h30 Show musical com Dannier Cooper e Banda, sucessos nacionais e internacionais no estilo country e folk music. Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques.
18h30 Encerramento da programação dos 4 dias do 16ª Igarapé Bem Temperado 2024.
Comentários: