Jornal de Juatuba, Mateus Leme e Região

Sexta-feira, 24 de Maio de 2024
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui

Igarapé

Festival Igarapé Bem Temperado — Programação completa

Começa nesta semana o Bem Temperado

Patricia Santos
Por Patricia Santos
/ 92 acessos
Festival Igarapé Bem Temperado — Programação completa
Comunicação Prefeitura de Igarapé
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Praça Miguel Henriques da Silva, no Centro de Igarapé, se prepara para a 16ª edição do festival de culinária Igarapé Bem Temperado, que começa nesta quinta-feira, 16, e vai até o domingo, 19 de maio.  

O evento, criado em 2005, traz, além dos 16 pratos principais preparados pelas mestras e chefes, diversos shows de MPB, workshops degustação e o verdadeiro clima da cozinha mineira. 

Segundo a organização, o Igarapé Bem Temperado atrai, nos 4 dias de festa, cerca de 26 mil pessoas, contribuindo com o aquecimento da economia local e favorecendo a geração de renda não só dos participantes diretos do evento, mas de todo comércio local e serviços da cidade.

Publicidade

Leia Também:

Pratos principais

O público poderá aproveitar o melhor da comida mineira em 16 pratos principais, somando aos quitutes como variados bolinhos recheados, doces e quitandas, são mais de 40 opções de gostosuras inspiradas na tradição dos quintais das mestras. Não ficam de fora as compotas de frutas dos quintais, licores e geleias. Veja a lista dos pratos principais: 

Divulgação / Igarapé Bem Temperado

Barraca (1) Chef Pedro Augusto, receita: Rabada com musseline de baroa, rúcula e vinagrete de limão cravo.

Barraca (2) Chef Reinaldo Mendes, receita: barriga de porco pururucada, creme de batata doce roxa, vinagrete de maxixe e gel de caipirinha.

Barraca (3) Mestra Cléia Ribeiro, receita: leitão assado e pururucado, farofa de feijão de corda e vinagrete de abacaxi. 

Barraca (4) Mestra Maria de Fátima, receita: Carne de lata com guisadinho de cansanção com ora-pro-nóbis e angu de milho verde.

Barraca (5) Gecy Couto e Kele Damião, receita: costelinha com redução de laranja, musseline de mandioca e quiabo grelhado.

Barraca (6) Mestra Ana Egg Hilbet, receita: arroz de pernil com feijão de corda e linguiça caipira. 

Barraca (07) Mestra Lilia da Quita, receita: bolinho de mandioca com bacalhau, com recheio de queijo. 

Barraca (08) Mestra Estânia Nunes Moura, receita: suã suculenta com taioba, milho verde e angu. 

Barraca (09) Mestra Alcina Couto, receita: frango caipira com macarronada, tutu e couve. 

Barraca (10) Mestra Aparecida Coelho e Jesus, receita: engrossadinho de milho verde com galinha caipira e queijo.

Barraca (11) Ana Vitorino, receita: bisteca de porco com jiquiri, mostarda e angu. 

Barraca (12) Mestra Lúcia Silva, receita: Joelho de porco com risoto de canjiquinha e picles de mamão verde. 

Barraca (13) Giza Gouvêa, receita: carne de lata, redução de limão cravo com urucum e pimenta de macaco, purê de banana da terra e bolinho de chuchu com ora-pro-nóbis. 

Barraca (14) Mestra Cida Ferreira Lima e Agnaldo, receita: nhoque de moranga ao molho de umbigo de banana com carne bovina.

Barraca (15) Mestra Simone Alves Campos, receita: pernil de tacho com geleia de abacaxi, guisadinho de umbigo de banana e farofa de banana. 

Barraca (16) Chef Welinton Maciel, receita: risoto de banana com taioba e ossobuco.

Programação gastronômica e cultural

QUINTA 16 DE MAIO– 18h às 23h40

18h – Abertura com presença de autoridades, apoiadores e patrocinadores, comissão organizadora do festival, pesquisadores e chefs convidados. Local:  Coreto Central da Praça Miguel Henriques.

19h – Workshop Degustação com as Mestras Lucília, Luzia e Efigênia – Receita: bochecha de porco com guisadinho de saborosa com angu. A saborosa é uma planta da família dos cactos, similar a pitaya, que além de produzir um fruto comestível, seus caules mais novos também podem ser comidos, após o cozimento. Local: Espaço Cozinha Show. 

20h30 – Momento Memória Culinária, degustação de quitandas no forno a lenha e chás dos quintais. Local: Espaço Cozinha Show.

21h30 – Show com o Trio Caxangá – Grupo musical composto pelo músico Sérgio Rangel “Chuchu” e seus filhos Otávio Rangel e Túlio Rangel. Sucessos do Forró Pé de Serra.
Local:  Coreto Central da Praça Miguel Henriques.

23h40 – Encerramento do primeiro dia do festival.


SEXTA 17 DE MAIO – 18h às 23h40

18h – Abertura do segundo dia do festival.

18h – Momento Memória Culinária, degustação de quitandas no forno a lenha e chás dos quintais. Local: Espaço Cozinha Show.

19h – Workshop Degustação com Chef Cidinha Lamounier (Faculdade Promove – Belo Horizonte) – Receita: costelinha na marinada de quitoco, cachaça e limão-cravo, acompanhada de guisadinho de mamão verde com chuchu e abobrinha menina, angu de milho crioulo com molho de tomate. Local: Espaço Cozinha Show.

20h Workshop Degustação com a Mestra Diva Marques (Mercadinho do Batata) – Receita: João Deitado, assado na folha de bananeira, no forno a lenha – Local: Espaço Cozinha Show.

21h40 Show musical com o Clube do Choro de Betim. Reinterpretações de clássicos do choro e samba. Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques.

23h40 Encerramento do segundo dia do festival.


SÁBADO 18 DE MAIO – 9h às 23h40

10h Abertura do Terceiro dia do festival. 

11h Oficina de Culinária Infantil – com a chef executiva do Hotel Fazenda Vale Amanhecer, Adriana Farias, com participação da recreadora Tia Minhoca – Receita: biscoitinho da vovó. OBS: Serão 40 vagas, para crianças de 6 a 12 anos. As inscrições acontecem pela ordem de chegada, no próprio local, 30 minutos antes da oficina. Toda criança deverá estar acompanhada dos pais ou responsável legal. Local: Espaço Cozinha Show. 

13h Workshop Degustação com o chef Jackson Cabral (Faculdade Promove – Belo Horizonte) Receita: Lombo recheado com cuscuz panc, cozido em baixa temperatura, grelhado e servido com molho de ora-pro-nóbis (tipo pesto). Local: Espaço Cozinha Show.

14h Show Musical com Jéssica Faria e Banda. Interpretação de sucessos da música popular brasileira. Local:  Coreto Central da Praça Miguel Henriques.

15h  Workshop Degustação Com Mestra Cleia Ribeiro. Receita: Pudim de ora-pro-nóbis. Local: Espaço Cozinha Show.

17h  Workshop Degustação Com Mestra Altivina Fonseca. Receita: guisadinho de miúdos de porco com feijão angu e couve. Local: Espaço Cozinha Show.

19h Momento Memória Culinária, participação especial de Mestra Lilia da Quita, degustação de quitandas no forno a lenha e chás dos quintais. Local: Espaço Cozinha Show.

22h Show com Sérgio Saraiva e Delano. Interpretação de clássicos da música sertaneja raiz. Local:  Coreto Central da Praça Miguel Henriques.

23h40 Encerramento do terceiro dia do festival.


DOMINGO 19 DE MAIO – 9h às 18h

09h Abertura do quarto dia do Festival com apresentação do Grupo Congo do Vale. Mestre Jorginho comanda jovens e adultos em um espetáculo de percussão e cantos da cultura popular afrodescendente. Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques da Silva.

10h Momento Memória Culinária, participação especial de Mestra Dolores Henriques, degustação de quitandas no forno a lenha e chás dos quintais. Local: Espaço Cozinha Show.

12h Apresentação da Banda Lira de Santo Antônio. A maestrina Maria Angélica Paulino faz a regência da tradicional banda de instrumentos de sopro da cidade, trazendo ao festival o clima das quermesses de antigamente. No repertório, marchinhas e dobrados. Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques da Silva.

13h Workshop Degustação com Mestra Maria do Sindicato – Receita: Farofa Panc. Com intenção de chamar a atenção para o potencial das plantas alimentícias consideradas não convencionais, a mestra irá preparar uma farofa com inúmeras plantas pouco utilizadas hoje em dia. Local: Espaço Cozinha Show. 

14h Workshop Degustação em 3 Tempos, “Feijão, Patrimônio da Nossa Cozinha” com o cozinheiro e pesquisador Lucas Mourão e a Chef Denise Garcia, ambos membros do movimento internacional Slow Food. Receita:  Local: Espaço Cozinha Show.

15h30 Show musical com Dannier Cooper e Banda, sucessos nacionais e internacionais no estilo country e folk music. Local: Coreto Central da Praça Miguel Henriques. 

18h30 Encerramento da programação dos 4 dias do 16ª Igarapé Bem Temperado 2024.

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Comunicação Prefeitura de Igarapé
Comentários:
Patricia Santos

Publicado por:

Patricia Santos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book

Saiba Mais
Nosso Instagram
Nosso Instagram

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )