O “Cortejo da Cultura: reconstrução pela base” reunirá mais de cem representantes de grupos, coletivos e entidades culturais e artísticas, mestres e mestras das culturas populares e tradicionais de Minas Gerais entre os dias 08 a 11 de agosto, em Itaúna. Aproposta do encontro é promover atividades de formação e articulação entre esses diversos atores ligados à cultura, celebrando e fortalecendo a Política Nacional Cultura Viva (PNCV).
A partir de uma programação diversificada que celebra o fazer artístico de Minas, com apresentações culturais, artísticas e oficinas, o Cortejo visa reestabelecer os encontros do Fórum dos Pontos de Cultura de Minas Gerais. Neste espaço aberto a coletividade e colaboração, busca-se promover discussões sobre sustentabilidade, inclusão, iniciativas afirmativas no setor cultural, estímulo à articulação política dos fazedores e fazedoras de cultura para atuarem conjuntamente em seus territórios alinhados aos princípios da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) e o acesso aos mecanismos de apoio à cultura.
Registro do 8° Fórum de Pontos de Cultura, realizado em Itabirito em 2019 (Divulgação Rede Mineira de Pontos de Cultura) de acordo com Paulo Moraes, representante da Rede Mineira de Pontos de Cultura, “esses momentos de reunião de toda a Rede de Pontos de Cultura são fundamentais, pois a partir deles que conhecemos nossos pares, abrimos novas portas e criamos novas conexões entre pontos de cultura do mesmo território ou que trabalham com o mesmo tipo de atividade cultural. Esses encontros, sejam eles os fóruns, as teias e, agora, o Cortejo da cultura, são organizados e convocados em Minas há bastante tempo pela própria sociedade civil, o que faz uma diferença enorme e mostra nossa capacidade de auto-organização e de criar nossas próprias demandas, independente da tutela do
governo ou qualquer tipo de tutela estatal”.
As atividades são gratuitas e ocorrerão no Teatro Municipal de Itaúna. Para participar do “Cortejo da Cultura: reconstrução pela base” é necessário se inscrever via formulário online, disponível no link: https://bit.ly/inscricaocortejo O encontro acontece com recursos da Emenda Geral de 2022, consulta pública para a definição de emendas impositivas do mandato da deputada federal Áurea Carolina, do PSOL-MG, direcionada ao MinC.
Programação O “Cortejo da Cultura: reconstrução pela base” prevê cortejos pelas ruas de Itaúna, abertura oficial com representantes e autoridades, vivências em espaços culturais de Itaúna, Museu e Gruta, festejo com Reinado, palestras e apresentações artísticas, entre outras atividades. A programação artística será composta pela Guarda de Candombe de
Nossa Senhora do Rosário, pelo Moçambique de Santa Efigênia, pelo Grupo Diadorina e Coletivo Mutum, pelo Abrapalavra e pela Trupe Dell'art - CIA Alma DellArt. Já as palestras serão realizadas por Ana Ester, Ana Paula do Val, Daniele Sampaio, Zulu Araújo, Lia Calabre e Marcos Rocha.
A programação detalhada pode ser encontrada no site e redes sociais da OSC Vokuim e da Rede Mineira de Pontos de Cultura: www.vokuim.org.br / No Instagram: @vokuim www.pontosdeculturamg.org.br / No Instagram: @pontosdeculturaminasgerais
Vokuim e Rede Mineira de Pontos de Cultura A Vokuim nasceu em 2003 para enfrentar o desafio da fome e da falta de acesso a direitos básicos, como saúde e educação, por crianças e adolescentes do território de Rubim-MG. Hoje a instituição segue no propósito de assegurar os direitos infanto-juvenis no município, com o foco em garantir o acesso à educação popular, à cultura e à preservação do meio ambiente.
A instituição tem como propósito gerar oportunidades ao público mais vulnerável desse território para superar desigualdades e possibilitar trajetórias de vida alternativas a seus beneficiados. Nesse sentido, trabalha a partir do incentivo à fruição e à produção cultural e do fortalecimento da cultura popular por meio da preservação e da memória do patrimônio cultural do território. É um dos pontos de cultura que integra a Rede Mineira
de Pontos de Cultura.
Já a Rede Mineira de Pontos de Cultura é um espaço de articulação, intercâmbio, mobilização, deliberação e formação nas esferas sociopolítica, institucional e artísticocultural. Articula cerca de 200 instituições presentes em todo o território mineiro e é mais de 120 municípios. É um espaço voluntário, solidário e aberto a todos os Pontos de Cultura de Minas Gerais. Além de cuidar do diálogo interno entre os Pontos, a Rede os representa em diálogos com o poder público, imprensa, empresas e sociedade em geral nos âmbitos federal, estadual e municipal através de suas instâncias: comissão e comitê.
SERVIÇO
Cortejo da Cultura: reconstrução pela base
08, 09, 10 e 11 de agosto
Local: Teatro Municipal de Itaúna
Hora: 9h as 19hs
Onde: Município de Itaúna/ Minas Gerais
ENTRADA GRATUÍTA MEDIANTE INSCRIÇÃO PRÉVIA
Link para inscrição: https://bit.ly/inscricaocortejo
COMUNICAÇÃO
Vinícius D Moreira (31) 99890.1617 cortejodacultura@gmail.com
Lume Dutra (33) 98871.3032 cortejodacultura@gmail.com
Comentários: