Jornal de Juatuba, Mateus Leme e Região

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024
Nosso Instagram
Nosso Instagram

Igarapé

Bem temperado 2024 foi um sucesso

Foram 4 dias de festa que encantou o público, transformando a principal Praça de Igarapé, Minas Gerais, em uma grande cozinha.

Patricia Santos
Por Patricia Santos
/ 35 acessos
Bem temperado 2024 foi um sucesso
Comunicação Prefeitura de Igarapé
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Bem Temperado teve início em 2005, o Igarapé Bem Temperado (IBT) teve a sua 16.ª edição patrocinada pela empresa FORNAC, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, apoio institucional da Prefeitura de Igarapé, apoio cultural das empresas: SICOOB Crediuna, Bruno Lara Imóveis, Hotel Fazenda Vale Amanhecer, Circuito Turístico Veredas do Paraopeba e Faculdade Promove.

Com intensa programação gastronômica e cultural, o Festival IBT foi um verdadeiro espetáculo, levando ao público diversas opções de iguarias da tão aclamada Cozinha Mineira. A organização do evento estima que, ao longo de 4 dias, passaram pelo Festival cerca de 26 mil pessoas.

Iniciado em 2005, ao longo de sua trajetória, o Festival formou um público caracterizado pela presença da família, reunindo na Praça, desde casais com bebes de colo até pessoas da terceira idade.

Publicidade

Leia Também:

“O Igarapé Bem Temperado, em certa medida, tem um clima daquelas festas onde todos acabam na cozinha compartilhando a boa comida e colocando o papo em dia. É um Festival lindo que além de entregar o bom entretenimento, movimenta a cidade, gera retornos, tanto de capital monetário como capital simbólico, transformando positivamente a vida de muita gente, sobretudo das Mestras da Culinária que encontraram no projeto a oportunidade de serem reconhecidas e valorizadas,”  afirmou Carlos Oliveira “Stan”, idealizador e curador do Igarapé Bem Temperado.

Considerado, por profissionais ligados à cultura e gastronomia, como um dos mais   importantes projetos dedicados à culinária mineira de origem caipira, o Festival IBT, prosseguindo em sua receita curatorial que combina imersão na temática da cozinha que vem dos quintais das mestras com boa música, realizado pela segunda vez no mês de maio, não deixou dúvida de sua importância para a cena dos festivais que fomentam o turismo no interior de Minas Gerais.

“Foi uma honra participar do Igarapé Bem Temperado! A organização brilhou em todos os sentidos e estar ao lado das Mestras, foi uma gratificante experiência, tanto para mim quanto para os demais participantes, em especial o Professor Jackson Cabral. A comunidade deve se orgulhar muito de uma festa como essa”, comentou Cidinha Lamounier, chef Convidada da edição de 2024.

O acontecimento do festival além de ser uma oportunidade de renda extra para as famílias diretamente envolvidas, fomenta o setor de comércio e serviços da cidade, provendo circulação de capital para distintos setores. O volume de alimentos preparados e vendidos, em cerca de 30 estandes de alimentos e bebidas, entre pratos principais, secundários, quitutes, porções, doces, compotas, licores, entre outros, agrupa mais de 50 variedades de comidas.

Com a constatação de estandes que chegam a vender, em 4 dias de festival, cerca de 700 a 1300 porções, estima-se que, durante todo o evento, foram comercializadas mais de 18 mil unidades de porções de alimentos. Se consideramos as vendas dos quiosques que funcionam permanentemente na Praça, o comércio do entorno e toda a cadeia do setor de comércio e serviços da cidade que é favorecida com o acontecimento do festival, somando o investimento na produção, contratação de artistas e estrutura do evento, estamos falando de uma quantia perto de 2 milhões de reais, circulando a cada temporada do festival.

“O Igarapé Bem Temperado tem esse poder de nos transformar, de nos fazer pensar e crescer. . . Foi uma delícia ver tantos elogios, tanta gente feliz, pratos lindos com tantos sabores diferentes. É a primeira vez que participo como expositora, fiquei admirada com a delicadeza que a equipe do Festival lida com tantos desafios e tanta gente, com muita paz e bondade ao nos dar instruções necessárias, ” comentou, Dyane Bento, criadora do Armazém 513, em Igarapé.

A edição de 2024 foi marcada por uma variedade de pratos, quitutes, quitandas e doces que formaram uma interessante síntese da cozinha mineira “antiga” e contemporânea, colocando em pleno diálogo, mestras da velha guarda da cozinha de Igarapé, cozinheiras e cozinheiros das novas gerações e chefes convidados. No espaço cozinha show aconteceram mais de 15 workshops, palestras e momentos de degustação gratuita para o público que acompanhou emocionado a beleza que é essa nossa cultura culinária.

As expectativas para maio de 2025 são as melhores. Organizadores, expositores e apoiadores já estão temperando boas ideias para uma próxima edição ainda mais brilhante!

Acesse o link  com fotos, na bio do nosso Instagram @igarapebemtemperado

            Endereço eletrônico: igarapebemtemperado@gmail.com

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Comunicação Prefeitura de Igarapé
Comentários:
Patricia Santos

Publicado por:

Patricia Santos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book

Saiba Mais
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )