A Prefeitura de Igarapé alerta que o aumento do número de casos de dengue no Município são um reflexo direto das ações individuais de pessoas que não realizam as práticas básicas de combate ao mosquito Aedes aegypti. O descuido com recipientes que acumulam água em ambientes domésticos tem proporcionado um cenário favorável para a disseminação da doença.
Nesse sentido, além de cuidar do ambiente em nossa residência, é necessário cobrar ou até denunciar pessoas que estejam descumprindo com as normas sanitárias de combate à dengue, tendo a consciência de que estas ações não são uma tarefa exclusiva dos órgãos de saúde, mas sim um compromisso coletivo que demanda a participação ativa de todos.
A educação, aliada à ação preventiva, é a chave para reverter essa situação preocupante.
Para denunciar locais com possíveis focos de dengue, basta entrar em contato com a Ouvidoria Municipal através do Whatsapp: (31) 9.9283-0501. Por este canal, o cidadão pode enviar fotos e vídeos de sua denúncia.
Prefeitura no combate à dengue
A Prefeitura de Igarapé, através do Departamento de Zoonoses, está realizando várias ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zyka e Chikungunya. Segundo o diretor do Departamento de Zoonoses, Giovanni Luiz, essas ações consistem em visitas domiciliares, fumacê costal (pulverização química), educação em saúde e mutirão de limpeza em localidades com alto índice de transmissão. Além disso, foi solicitado junto à Secretaria de Estado de Saúde – SES o carro de fumacê para ajudar a conter a propagação do mosquito.
Comentários: