Os filmes produzidos pelos alunos da 2ª edição do "Som, Câmera e Ação" estão disponíveis para acesso gratuito pela internet. Neste ano, as oficinas do projeto contemplaram os municípios de Mateus Leme e Igarapé (MG) com a temática "Saberes Tradicionais". Após a exibição para os moradores em um cinema a céu aberto, montado nas duas cidades, os curtas podem ser acessados no canal do projeto no YouTube: www.youtube.com/@somcameraeacao.
Em Mateus Leme, a inspiração para o filme foi o Congado. No curta "Congado: A fé que canta e dança", as mães e filhos da Guarda de Congo e Moçambique Nossa Senhora do Rosário de Azurita falam sobre a história, a fé e a importância da preservação dessa cultura de geração em geração. Já em Igarapé, os alunos prestaram uma homenagem às cozinheiras e cozinheiros do município, com o filme "Origem do Sabor”.
"Disponibilizando os filmes para acesso pela internet, estamos possibilitando que pessoas de outras cidades e estados possam acompanhar e viver a experiência cinematográfica que o projeto proporciona. Nessa fase, o projeto completa um ciclo importante do cinema, que é produzir, contar histórias e fazer com que essas histórias cheguem ao público”, destaca o cineasta e professor do projeto, Cris Azzi.
O "Som, Câmera e Ação" conta com patrocínio da Mineração Usiminas, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, realização do Instituto Morada Vivas e apoio das Prefeituras de Mateus Leme e Igarapé. A 2ª edição do projeto selecionou, em cada cidade, pessoas com mais de 45 anos para participarem de uma oficina de cinema gratuita, com orientação do cineasta Cris Azzi. Durante quatro dias, os participantes receberam uma imersão no audiovisual, na qual vivenciaram, em aulas teóricas e práticas, todas as etapas da realização de um filme, desde a concepção de uma ideia à elaboração do roteiro, montagem das cenas e gravações.
As produções realizadas em Mateus Leme e Igarapé durante oficinas de cinema podem ser assistidas no canal do projeto no YouTube.
Serviço:
“Som, Câmera e Ação”
Filmes realizados nas oficinas de cinema em Mateus Leme e Igarapé
Acesso gratuito: www.youtube.com/@somcameraeacao
Filme produzido em Mateus Leme
Título: Congado: A fé que canta e dança"
Sinopse: Mães e filhos da Guarda de Congo e Moçambique Nossa Senhora do Rosário de Azurita, em Mateus Leme, Minas Gerais, falam sobre a história do congado, a fé e a importância da preservação dessa cultura de geração em geração.
Filme produzido em Igarapé
Título: "Origem do Sabor"
Sinopse: Carol está com fome. Mas, na casa da sua avó, a comida é bem diferente.
Comentários: