Serviço conta com dois médicos de plantão, equipes de enfermagem e serviços de coleta de exames, medicação e hidratação venosa; pronto atendimento funcionará 24 horas por dia
Com o objetivo de ampliar os serviços de saúde e assegurar assistência médico aos cidadãos que apresentam sintomas de dengue, zika ou chikungunya, a Prefeitura de São Joaquim de Bicas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou nesta quarta-feira (6), um Pronto Atendimento para Sintomas da Dengue.
De acordo com a Secretaria de Saúde, este novo centro funciona como um ponto de apoio exclusivo para moradores da cidade que apresentarem sintomas comuns das arboviroses, como febre alta, dores no corpo e nas articulações, bem como dores nos olhos. O centro está equipado com salas de triagem, farmácia, área de medicação e espera. Para atender os pacientes, estão sendo disponibilizados dois médicos de plantão, equipes de enfermagem e serviços de coleta de exames, medicação e hidratação venosa. O pronto atendimento funcionará 24 horas por dia.
"Os casos de dengue têm aumentado muito em nossa cidade, e este centro de atendimento visa fortalecer os serviços de saúde e proporcionar maior comodidade aos pacientes de qualquer idade com suspeita não só da dengue, como também da zika ou chikungunya. Fizemos um planejamento cuidadoso, oferecendo salas para consultas, coleta de exames e hidratação venosa. É mais um reforço para melhor atender a população. É importante lembrar que tanto as Unidades Básicas de Saúde (UBS), quanto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), seguem atendendo normalmente pacientes com sintomas dessas doenças, explicou a secretária de Saúde, Talita Paiva.
O Centro de Atendimento para Sintomas de Dengue fica nas dependências da Policlínica Municipal - avenida Maria Do Carmo, nº 810, em frente à base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Mais informações podems er obtidas no 3534-900.
Ações de combate à dengue
O Centro de Controle de Zoonoses segue realizando as visitas aos domicílios com a aplicação do inseticida e pulverização do fumacê Ultra Baixo Volume (UBV). Por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Zoonoses vem promovendo mutirões de limpeza pela cidade. Nas sextas-feiras 8, 15, 22 de março e 5 de abril, será a vez dos bairros Tapanuara, Campo São Joaquim, Primavera e Vila Verde receberem o mutirão. Outra ação, é a passagem do carro fumacê que começou a rodar na manhã desta quarta-feira (6), nos bairros Tereza Cristina, Flor de Minas, Tupanuara e Santa Rita. De acordo com o cronograma, o veículo irá percorrer as ruas nos horários de 6h às 9h e das 17h às 20h.
De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses durante a passagem do carro fumacê, os moradores devem ficar atentos às seguintes recomendações:
Permaneça dentro de casa;
* Deixe as portas e janelas abertas;
* cubra os alimentos, frutas e bebedouros dos animais;
* proteja os animais domésticos e gaiolas;
* recolha as roupas do varal;
* não permaneça na rua durante a passagem do carro fumacê.
Comentários: