Esta terça-feira (14) segue com sol e temperaturas elevadas em todo o estado de Minas Gerais. Em Belo Horizonte, segundo a Defesa Civil, o dia será de céu claro com temperatura elevada e baixa umidade relativa do ar, à tarde.
A mínima registrada foi de 23ºC no início da manhã. Os termômetros podem atingir 37 °C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 15%, à tarde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70%.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as pancadas de chuva isoladas podem acontecer pontualmente, principalmente no Sul, Triângulo Mineiro e Zona da Mata, mas não será suficiente para reduzir o calor.
"Temperaturas da ordem de 40ºC são esperadas, ao longo da semana, para localidades isoladas do Triângulo Mineiro, Noroeste, Norte, Jequitinhonha, Rio Doce, Mucuri e Zona da Mata", informou o Inmet. No Norte e no Jequitinhonha, os termômetros podem marcar 43ºC.
Conforme o Inmet, todo o estado de Minas Gerais está em alerta vermelho (grande perigo) devido ao fenômeno, que pode durar até a próxima sexta (17). O aviso afirma que as altas temperaturas podem causar risco à saúde.
Recorde calor
Nessa segunda-feira (13), os termômetros atingiram 37,3°C, segundo informações da Defesa Civil da capital. A temperatura é a segunda maior já registrada neste ano, e a maior do mês de novembro.
Em setembro de 2023, durante outra onda de calor, a capital mineira registrou 38,6°C. A temperatura foi considerada a maior da história. Antes, o recorde de 38,4°C havia sido registrado em outubro de 2020
Comentários: