Município de Igarapé realizou quase 600 cirurgias pelo SUS em 2022
Do número total de cirurgias eletivas realizadas para os residentes de Igarapé, 432 foram custeadas com verba municipal.
Visando atender às demandas de diversas especialidades médicas e com o propósito de proporcionar bem-estar e qualidade de vida a população, a Prefeitura de Igarapé custeou, com recursos próprios do município, 432 cirurgias eletivas de junho de 2022 a maio de 2023.
Com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG), através da Programação Pactuada Integrada (PPI) e da Política Hospitalar de Minas Gerais Valora Minas, com o módulo específico para cirurgias eletivas, denominado Opera Mais Minas Gerais, no ano de 2022 foram realizados outros 163 procedimentos de média e alta complexidade, estes custeados pelo Recurso Federal (teto MAC), conforme tabela SUS.
Segundo levantamento feito pela SESMG, o Município vem alcançando, em média, 36 cirurgias eletivas por mês com recursos próprios e mais 19 cirurgias por mês através da PPI e Opera Mais, sendo a média total de 55 procedimentos executados ao mês.
Com uma fila de espera com 1237 pacientes e cerca de 40 novos cadastros mensais, o número de pacientes que esperam por um procedimento está sendo reduzido em 15 pessoas ao mês, acelerando o chamamento daqueles que aguardam a anos.
Com uma fila de espera contendo 1237 pacientes, somada a cerca de 40 novos cadastros mensais, a Prefeitura de Igarapé tem trabalhado incansavelmente para reduzir o número de pacientes aguardando por procedimentos, reduzindo, em média, 15 pessoas ao mês dessa lista, o que representa um significativo avanço no chamamento daqueles que aguardam há anos por suas cirurgias.
Dentre os procedimentos mais realizados com verba municipal em 2022, estão a hernioplastia, com 117 cirurgias realizadas; 109 cirurgias de colecistectómica; 81 cirurgias ginecológicas; 63 cirurgias ortopédicas; 49 cirurgias urológicas e 13 cirurgias de angioplastia coronariana.
Para o futuro, o objetivo é reduzir as filas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Igarapé à espera por atendimento hospitalar para a realização de cirurgias de cunho eletivo dentro das especialidades médicas de bucomaxilofacial, cirurgia geral, ginecologia, neurologia, ortopedia, obstetrícia, otorrinolaringologia, oftalmologia, plástica, vascular, torácica e urológica.
Como meta municipal, espera-se que a fila seja reduzida progressivamente e o cadastro de pacientes em fila se mantenha atualizado
Comentários: