Devotos se reúnem para festejar e participar da celebração religiosa em honra a Padroeira do Brasil.
Nesta quinta-feira dia 12 de outubro, comemorou-se, no país, o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças. Esta é a data em que se homenageia a padroeira do Brasil, que também é um dos principais símbolos do catolicismo, e todos os nossos pequenos.
O Distrito de Sítio Novo como já é uma tradição de todos os anos fazem uma grande homenagem à Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida e festeja o dia das crianças.
É celebrado a missa em honra a Padroeira e logo em seguida a procissão no entorno da igreja de São Sebastião. É servido um almoço para as crianças e lembrancinhas para a comemoração ao seu dia.
De acordo com a lenda, no ano de 1.717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pescar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar.
Eles tentaram, mas não estavam conseguindo pescar nada. Quando já estavam quase desistindo, um pescador chamado João Alves apanhou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, primeiro o corpo e depois a cabeça, e enrolou-a em um manto. Em seguida, as suas redes, que até então estavam vazias, começaram a ficar lotadas de peixes.
Dezessete anos depois do achado, foi construída a primeira capela que rapidamente se tornou um ponto de peregrinação para os viajantes.
Em 1.868, a Princesa Isabel ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país.
Já em relação ao Dia das Crianças, também de acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus jovens. Em sua origem, ela tem por objetivo celebrar e proteger a infância. No Brasil a data foi instituída em 1.924 e reconhecida em 1.955.
Comentários: