Jornal Embarque na notícia

Sabado, 02 de Novembro de 2024
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui

Educação

Aulas na rede estadual de Minas são retomadas após recesso escolar

Preparação, acolhimento e compromisso com a qualidade educacional marcam início do segundo semestre letivo

Patricia Santos
Por Patricia Santos
/ 6 acessos
Aulas na rede estadual de Minas são retomadas após recesso escolar
EE-MG / Divulgação
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Esta segunda-feira (5/8) foi marcado o início das atividades pedagógicas no segundo semestre letivo nas escolas estaduais de Minas Gerais. Após um período de recesso que ofereceu descanso e renovação, é hora de recomeçar com entusiasmo e uma organização cuidadosa.

Este novo semestre representa uma oportunidade para reafirmar o compromisso com a educação de qualidade, proporcionando aos servidores e estudantes um ambiente acolhedor e bem preparado para o aprendizado.

As instituições de ensino têm se mobilizado para garantir que o retorno dos alunos seja o mais harmonioso possível. Para apoiar esse processo, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) disponibilizou uma Trilha Orientadora, que forneceu recursos e orientações importantes para a organização e acolhimento nas escolas.

“Nós chegamos agora neste segundo semestre com o grande desafio de acompanhamento minucioso e personalizado com nossos estudantes”, diz a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra.

“É importante a partir deste terceiro bimestre que as escolas tenham atenção às atividades, ao aproveitamento escolar e à frequência dos estudantes para que, ao final do ano letivo, ele tenha sucesso e consiga prosseguir com os estudos no próximo ano”, destaca.

Hoje, as escolas estão realizando uma série de ações de acolhimento para garantir que todos os estudantes se sintam bem-vindos. As instituições estão realizando, dentre outras atividades, dinâmicas de grupo, rodas de conversa, apresentações musicais e alimentação diferenciada para que o ambiente escolar seja saudável, leve, alegre e acolhedor.

Durante o segundo semestre, a SEE/MG prosseguirá com iniciativas voltadas para o fortalecimento pedagógico, a recuperação das aprendizagens e a valorização tanto dos alunos quanto dos servidores.

Entre as ações planejadas estão o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA), os Agrupamentos Temporários, o Reforço Escolar, a Busca Ativa e diversas avaliações.

“Já retornamos nesta primeira semana com as atividades do Reforço Escolar, que está focada nos estudantes do 6º e 7º ano. Na próxima semana os estudantes também já poderão desenvolver as atividades nas escolas para o Agrupamento Temporário. Além disso, foram retomadas todas as atividades com a ferramenta Estudo Play”, conclui Kellen.

Com o início deste novo semestre, é fundamental refletir sobre as oportunidades que se apresentam.

A colaboração entre gestores, professores, estudantes e famílias é essencial para garantir um semestre de aprendizado e crescimento.

Conforme previsto no Calendário Escolar, o fim do ano letivo está marcado para o dia 16/12.

Novos desafios

Para o segundo semestre de 2024, a SEE/MG ressalta a necessidade de revisar e aprimorar as práticas pedagógicas.

A ênfase está no cumprimento do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e na colaboração de toda a equipe escolar para enfrentar os desafios e assegurar a aprendizagem dos estudantes, com especial atenção às ações de acolhimento e recomposição de aprendizagens.

Além disso, continuaremos a implementar projetos essenciais para garantir a aprendizagem, a preparação dos estudantes para o Enem 2024 também continua sendo uma prioridade, por meio das plataformas Estudo Play e Se Liga na Educação.

A estudante Pamela Costa, de 17 anos, da Escola Estadual Padre João de Mattos Almeida, em Belo Horizonte, diz que seu objetivo é conseguir uma boa nota para estudar Medicina.

“A plataforma Estudo Play tem me ajudado muito. Vai sair por agora um estudo de redação, que vai me ajudar. Tenho estudado muito e me esforçado bastante”, afirma.

Infraestrutura

A infraestrutura das escolas também passou por uma atenção especial para assegurar que tudo esteja em ordem para o início das aulas.

As instituições foram orientadas a realizarem limpeza abrangente, incluindo capina e pequenos reparos nas dependências físicas, com prioridade para salas de aula, banheiros, refeitórios e áreas comuns, como pátios e quadras.

A pintura, quando necessário, também foi reparada, e garantida a manutenção das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, assegurando que estejam em condições adequadas para o uso.

Além disso, os sistemas de segurança foram checados, incluindo o funcionamento de alarmes e câmeras, e a validade dos extintores de incêndio.

Todos os acessos à parte interna da escola foram inspecionados para garantir que estejam com as trancas em perfeito funcionamento. As medidas adotadas estão em conformidade com o Protocolo de Segurança para as Instituições Escolares do Estado de Minas Gerais.

Integração dos novos servidores

A segunda-feira também marca o início da aplicação da Cartilha de Integração para Novos Servidores, elaborada pela Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos.

Esta cartilha é uma ferramenta essencial que oferece uma visão clara e abrangente da organização da SEE/MG, facilitando a adaptação e compreensão das funções e responsabilidades dos novos servidores.

O objetivo é garantir uma inserção eficaz e fluida, promovendo um ambiente de trabalho harmonioso e colaborativo.

Além disso, foram também realizados acertos no quadro de pessoal em relação ao quantitativo de servidores, a fim de que contratações temporárias sejam feitas, caso necessário.

Comentários:
Patricia Santos

Publicado por:

Patricia Santos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book

Saiba Mais
Nosso Instagram
Nosso Instagram

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )