Jornal de Juatuba, Mateus Leme e Região

Sabado, 20 de Julho de 2024
Nosso Instagram
Nosso Instagram

Minas Gerais

Policiais militares de Minas realizam intercâmbio técnico-profissional de policiamento comunitário no Japão

Comitiva foi composta por vencedores do Prêmio Boas Práticas de Polícia Comunitária 2023, com projetos que fortalecem a integração entre a PMMG e a sociedade

Patricia Santos
Por Patricia Santos
/ 2 acessos
Policiais militares de Minas realizam intercâmbio técnico-profissional de policiamento comunitário no Japão
PMMG / Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com o objetivo contínuo de fortalecer a filosofia e estratégia de polícia comunitária em Minas Gerais, uma comitiva da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), formada por policiais militares vencedores do Prêmio Boas Práticas 2023 em Polícia Comunitária, realizou um intercâmbio técnico-profissional na província de Yamanashi, no Japão.

A viagem teve início no dia 14/6 e, ao longo de dez dias, a comitiva, recebida pelo governador da província, visitou as delegacias, laboratórios científicos e outros serviços prestados pela polícia japonesa à população.

Yamanashi mantém, há 50 anos, um acordo de cooperação com o Governo de Minas para estabelecer parcerias fundamentais ao desenvolvimento dos estados.

Desde 2010, a PMMG desenvolve diversos serviços de policiamento comunitário baseados no Sistema Koban japonês, sendo o principal deles as Bases de Segurança Comunitárias (BSC), tendo o estado se tornando uma referência nessa estratégia.

Para o sargento Hildo Nunes de Moraes Junior, do 32º Batalhão da PMMG, de Uberlândia, a experiência possibilitou conhecer um pouco da polícia japonesa e das estratégias de policiamento comunitário exercidas no país, gerando um aprendizado importante para novas ideias junto à comunidade do bairro Martins, na cidade do Triângulo Mineiro.

PMMG / Divulgação


Esse foi o bairro beneficiado com o Projeto de Mobilização e Interação Comunitária em Redes, pelo qual o sargento alcançou o primeiro lugar do Prêmio Boas Práticas. “Foi uma imersão profunda no conceito de policiamento comunitário e em uma filosofia que transforma a relação entre polícia e sociedade”, acredita o sargento Hildo Nunes.

Foi a mesma percepção que a sargento Erica Milena de Oliveira Couto, do 40º Batalhão, trouxe na bagagem ao retornar para Minas. A militar integra o projeto Mulheres em Ação, de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), também vencedor do concurso.

“Foi uma oportunidade ímpar de aprendermos e, acima de tudo, de nos inspirarmos com práticas que podem enriquecer nossas próprias comunidades”, analisa a sargento, que ficou com o terceiro lugar no Prêmio Boas Práticas de Polícia Comunitária 2023.

Boas Práticas

O chefe de Polícia Comunitária da PMMG, major Ronan Sassada, é o coordenador do Prêmio Boas Práticas. Ele explica que o objetivo desse reconhecimento é “fomentar iniciativas que identificam e resolvem problemas, de forma participativa, envolvendo a comunidade e outros órgãos públicos e privados no estado”.

“Esta é a essência da polícia comunitária em Minas”, pontua o major Ronan Sassada.

Vencedores do Prêmio Boas Práticas de Polícia Comunitária 2023

1º lugar: Projeto de Mobilização e Interação Comunitária em Redes, de Uberlândia

2º lugar: Projeto Guardiões da História, de Ouro Preto

Publicidade

Leia Também:

3º lugar: Projeto Mulheres em Ação, de Ribeirão das Neves

4º lugar: Projeto Música na Escola, de Belo Horizonte

5º lugar: Projeto A União Gera Prevenção, de Serra do Salitre

FONTE/CRÉDITOS: Agência Minas Gerais
Comentários:
Patricia Santos

Publicado por:

Patricia Santos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book

Saiba Mais
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )