Jornal de Juatuba, Mateus Leme e Região

Sabado, 20 de Julho de 2024
Nosso Instagram
Nosso Instagram

Minas Gerais

Minas promove evento sobre inclusão e empreendedorismo feminino

Políticas públicas e privadas para promover igualdade de gênero e desenvolvimento econômico foram pautas do encontro 7º Diálogo Nacional W20

Patricia Santos
Por Patricia Santos
/ 5 acessos
Minas promove evento sobre inclusão e empreendedorismo feminino
Armando Jr. / Sedese-MG
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Cerca de cem mulheres se reuniram para discutir formas de identificar, divulgar e fomentar boas práticas no campo do empreendedorismo feminino, durante o 7º Diálogo Nacional W20 – Edição Especial Minas Gerais, evento realizado na terça-feira (25/6), em Belo Horizonte, no auditório do Sebrae Minas.

Com o tema “Empreendedorismo e inclusão no G20: Políticas públicas e privadas para não deixar nenhuma mulher para trás”, o encontro foi organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Políticas dos Direitos das Mulheres, em parceria com o Sebrae Minas e o Grupo de Engajamento W20. 

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, ressaltou a importância de incluir múltiplos setores na elaboração de políticas eficazes. “Não estamos falando apenas de empoderamento, mas do fortalecimento de toda uma sociedade que pode garantir mais autonomia, também, para suas mulheres”, enfatizou.

Alê Portela aproveitou o evento para ressaltar a importância de programas como o Trajeto Moda, desenvolvido pela Sedese-MG. Além de capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade para a confecção de roupas e uniformes, o programa também ensina a empreender, sendo, segundo a secretária, um bom exemplo de “programa estratégico que funde os conceitos de capacitação e emancipação”.

Painéis e discussões

Ao longo do evento, o público pôde acompanhar três painéis com temáticas relacionadas ao empreendedorismo feminino. De acordo com a subsecretária de Política dos Direitos das Mulheres, Soraya Romina, o evento serviu para que os presentes pudessem conhecer as boas práticas desenvolvidas por empresas, gestores governamentais, membros do terceiro setor e da sociedade civil.

“Identificamos as melhores estratégias para apoiar e incentivar as mulheres no campo do empreendedorismo. É importante escutar e estar junto das mulheres, conhecer os territórios onde elas atuam e articular uma rede de atores, de forma a viabilizar a real inclusão das mulheres na agenda econômica do nosso estado. Agora, o desafio é integrar essas práticas às agendas econômicas do estado e do país”, explicou.

Larissa Alfino, assessora e coordenadora do Comitê da Estratégia “Elas Empreendem”, do Ministério do Empreendedorismo, Microempresa e Empresas de Pequeno Porte, se mostrou contente com a pluralidade de palestrantes em cada painel. “Trouxeram governo, empresas e empreendedoras para a discussão. Acho que, agora, esses temas devem ser aplicados em políticas, em todas as instâncias”, disse.

Do W20 ao G20

O Women 20, conhecido como W20, é o grupo independente de engajamento do G20 focado em promover a equidade e o empoderamento econômico das mulheres. Sua principal missão é influenciar positivamente políticas e compromissos das lideranças dos países do G20.

Esse, por sua vez, é um fórum internacional para governos e bancos centrais de 19 países e a União Europeia. Fundado em 1999, o G20 serve como uma plataforma para a coordenação de políticas e suas cúpulas, como a Social, buscam reduzir as desigualdades globais, promovendo a inclusão econômica e o desenvolvimento social em todas as regiões do mundo.

As discussões realizadas ao longo do 7º Diálogo Nacional W20 – Edição Especial Minas Gerais vão subsidiar o documento contendo recomendações políticas e compromissos que o W20 entregará à direção do G20, durante a Cúpula Social, que será realizada em novembro, no Rio de Janeiro

FONTE/CRÉDITOS: Agência de Minas Gerais
Comentários:
Patricia Santos

Publicado por:

Patricia Santos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book

Saiba Mais
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )