Minas Gerais espera receber, em março, vacinas contra a dengue para imunizar crianças de 10 e 11 anos nos 22 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde.
"A expectativa que nós temos aqui em Minas Gerais é que, em março, recebamos vacinas suficientes para vacinar as crianças de 10 e 11 anos nos municípios elegíveis aqui na Região Metropolitana e também no Vale do Aço. Então, recebendo [do Ministério da Saúde], de forma imediata esses municípios receberão as vacinas", disse o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, em coletiva nesta sexta-feira (16).
Segundo ele, o estado vai incentivar os municípios a vacinar as crianças dentro das escolas.
O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante Qdenga, contra a dengue, na rede pública, mas a quantidade disponibilizada pela fabricante japonesa Takeda é restrita.
Por isso, o Ministério da Saúde definiu como prioridade a vacinação de pessoas de 10 a 14 anos residentes em municípios de grande porte e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2.
Nesta sexta-feira, o secretário Fábio Baccheretti afirmou que o estado vive o maior pico de casos de dengue da história, com 67.592 diagnósticos confirmados e 194.801 prováveis. Dezoito mortes foram confirmadas.
Comentários: