A abertura da Olimpíada de Paris 2024 está marcada para o dia 26 de julho, às 14h30 (de Brasília) e promete ser histórica. Pela primeira vez, uma edição dos Jogos será fora de um estádio. O evento será sediado no Rio Sena, em Paris. O evento esportivo será disputado até o dia 11 de agosto.
As delegações dos países estarão em barcos. Os atletas flutuarão pelo Rio Sena e o percurso passará por pontos tradicionais da Cidade das Luzes. O desfile será encerrado em frente ao Trocadero, na margem direita do Sena, oposta à Torre Eiffel.
O fato de a abertura ser ao ar livre trará uma outra novidade para os Jogos: a gratuidade. Pela primeira vez, as pessoas não precisarão pagar para assistir a cerimônia. Serão 80 telões e caixas de som posicionadas pelo Sena e arreadores para proporcionar a experiência completa a todos os presentes.
Entretanto, ingressos para assistir ao evento de localizações privilegiadas estão à venda . Os preços variam entre € 90 e € 2700, conforme proximidade com a Torre Eiffel. Os ingressos ainda estão disponíveis.
Segurança
Por questões de segurança, autoridades francesas sugeriram mudanças para a cerimônia, além da existência de um “plano B”. A cerimônia terá metade dos espectadores inicialmente planejados.
O esquema de segurança conta com 45 mil policiais e militares. Segundo dados do governo francês, serão 18 mil soldados franceses foram mobilizados para os 19 dias de competição, além de cerca de 35.000 policiais e militares.
De acordo com o Ministério das Forças Armadas da França, haverá reforço de países estrangeiros. “Várias nações vão enviar reforços em setores críticos, como cães farejadores”, informou a entidade.
Após o atentado em Moscou, na Rússia, as autoridades francesas elevaram nível máximo de alerta de segurança. Segundo informações do veículo francês, manter o desfile dos atletas no rio Sena seria muito arriscado. Para evitar um novo ataque, o DGSI teria sugerido pensar em um “Plano B” para a cerimônia.
Programação
A abertura da Olimpíada de Paris 2024 terá diversas etapas. Além do desfile dos 140 barcos das delegações pelo Rio Sena, o evento terá apresentações artísticas e os itens formais da cerimônia.
As cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos seguem um modelo, que não deve ser diferente em Paris. O evento inicia com o hasteamento da bandeira do país-sede. Em seguida, são realizadas apresentações artísticas que representam a cultura anfitriã. A música ficará por conta da artista Aya Nakamura, cantora maliana e francesa. Ela cantará uma música de Edith Piaf, cantora tradicional francesa.
Após as demonstrações culturais, começa o desfile de delegações. O primeiro país a desfilar é a Grécia, criadora dos Jogos Olímpicos. Em seguida, os outros países se apresentam em ordem alfabética. O encerramento do desfile será com a delegação francesa, por serem o país-sede.
Depois da apresentação das delegações, são realizados discursos de personalidades importantes. Para finalizar, a tocha olímpica é apresentada e um atleta acende a Pira Olímpica. Com a Pira acessa, os Jogos estão oficialmente abertos. A Tocha Olímpica chegou em Paris nesse domingo (14), após três meses de viagem, vinda da Grécia. O ex-jogador de futebol Thierry Henry foi o responsável por recebê-la e começar o revezamento.
Comentários: