A Virada da Liberdade, em sua segunda edição, chega com inovações e maior infraestrutura para receber turistas de todo o país, consolidando Belo Horizonte como atração de fim de ano no cenário nacional.
O Circuito Liberdade será o palco da festa que vai unir artes visuais, música, dança, cozinha mineira e boas energias em uma experiência única.
O evento vai oferecer, com ineditismo, espetáculo tecnológico de luzes, apresentando o maior show de drones já realizado no Brasil. A programação é totalmente gratuita, inclusiva e contempla todas as idades com diversidade de estilos e referências musicais.
Diversas manifestações populares prometem reunir gerações, alinhando o ancestral e o urbano. A expectativa é a de que 30 mil pessoas se reúnam na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul da capital.
Além de ampliar o fluxo turístico na capital, a Virada da Liberdade, realizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Cultura (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), também proporciona a geração de aproximadamente mil empregos diretos e indiretos.
As atrações foram apresentadas nessa terça-feira (19/12), no Palácio das Artes. Na ocasião, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, destacou o papel da Praça da Liberdade no Natal da Mineiridade, no qual se insere a Virada da Liberdade e que movimenta a economia da criatividade em 450 municípios mineiros.
“Minas Gerais está na liderança do turismo nacional, crescendo acima da média e ultrapassando os demais estados no crescimento da atividade econômica. No ano passado, criamos mais de 100 mil empregos nas áreas da economia criativa e no turismo, e neste também temos boas expectativas. Quase 30% dos empregos gerados em Minas nos últimos cinco anos são da área do turismo e da cultura, que é eminentemente comercial. Esses números são objetivos dos programas Mais Turistas e Minas Criativa, e a Virada da Liberdade é uma festa de paz, de união, para celebrar esse bom momento de Minas Gerais”, disse Oliveira.
O evento tem patrocínio da Cemig e recursos via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Associação Mineira de Municípios (AMM), Federação das Instâncias de Governança Regional de Minas Gerais (Fecitur) e da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
A Virada da Liberdade vai contar com vários espaços espalhados no entorno da praça e atrações para todos os públicos a partir das 18h do dia 31/12.
Para a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, o apoio da companhia contribui diretamente para estimular essa geração de emprego e a renda em Minas Gerais.
“Como a maior incentivadora de cultura, a Cemig segue fortalecendo e impulsionando as produções artísticas existentes nas diferentes regiões mineiras, de maneira a democratizar e ampliar o acesso às práticas culturais em Minas Gerais. Esperamos que a Virada da Liberdade seja um momento de muita alegria e união. Que todos se divirtam muito, celebrem a chegada de 2024, aproveitando tudo que preparamos com muito zelo e carinho”, desejou Kumaira.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), e também presidente do conselho deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, celebrou o momento do estado e da virada de ano.
“Minas Gerais vive um momento muito diferenciado, com o todo esse crescimento e cheio de notícias boas, então precisamos comemorar. E a CDL-BH vai ser sempre forte parceira para que isso aconteça, atraindo turistas, movimentando a população de Belo Horizonte para que possa ter esse espaço democrático, aberto ao público e gratuito”, enfatizou.
Concebida como um produto turístico que ressalta as potencialidades culturais de BH, a Virada da Liberdade é mais uma ação do Governo de Minas para posicionar a capital mineira entre os principais destinos turísticos do país no período de fim de ano, estimulando a economia da criatividade e a geração de emprego e renda.
Segundo a CDL/BH, o período de Natal e Réveillon será responsável por movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões na cidade. “Enxergamos a Virada da Liberdade como um produto turístico, e o turismo é política de Estado neste governo, além de uma potência na geração de emprego e renda”, afirma Leônidas Oliveira.
O início das férias e as festas de fim de ano também contribuem para impulsionar a movimentação do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, que alcançará o índice de aproximadamente 1 milhão de passageiros circulando pelo terminal neste mês.
A projeção demonstra um crescimento de 7,7% em relação ao mesmo período do ano passado e uma retomada de 93% no comparativo com o mesmo período pré-pandemia (dezembro de 2019). Os feriados do Natal e Réveillon são responsáveis pela alta na movimentação.
Entre 22/12/2023 e 2/1/2024 são esperados 313 mil passageiros no terminal internacional mineiro, com média de 32 mil passageiros por dia. Na rodoviária de BH, a previsão é a de que sejam realizados 92.603 desembarques entre 27/12 e 2/1.
A Virada da Liberdade integra a programação do Natal da Mineiridade, ação que, até 6/1/2024, une 450 municípios de todas as regiões do estado em mais de 600 eventos.
A expectativa é a de que o período registre, em Minas Gerais, uma movimentação turística de 3,2 milhões de pessoas, o que representa crescimento de mais de 20% em relação ao ano passado. A estimativa é que a ocupação hoteleira atinja 80% durante as festas de dezembro.
Programação
A Virada da Liberdade, cuja produção é assinada por Sete e Meio Filmes e Chacoalha, também apresentará espetáculo de luzes, com o maior show de drones já realizado no Brasil.
“Na segunda edição da Virada da Liberdade, ampliamos os espaços dos shows, aproveitamos a decoração natalina do Circuito Liberdade e oferecemos uma programação abrangente. Quem passar pela Praça da Liberdade, na virada do ano, vai sentir a empolgação de um ano repleto de oportunidades para todos. Será uma festa linda com uma mensagem de paz”, explica o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
A programação oferece atrações para todas as idades. O evento começa às 18h para o público infantil, no espaço Alamedas, na Praça da Liberdade. As famílias poderão curtir a Viradinha com o Bloquim duBem, que faz a festa antecipada para os pequenos.
Na mesma área será realizada a Cozinha Viva Mineira. Às 19h, cozinheiras mineiras convidadas, comandadas pela chef Ana Motta, prepararão releituras de pratos mineiros tradicionais ao vivo para o público presente, que ao final poderá degustar as receitas.
Também no espaço Alamedas, a tradição da benção, fortemente difundida em Minas Gerais, será levada à Virada da Liberdade como uma celebração do sincretismo religioso mineiro a partir das 20h, quando o Bloco Afro Magia Negra irá apresentar as Yiaminas, organização que reúne mulheres do reinado mineiro e nações do candomblé do Brasil em Minas Gerais.
O grupo vai realizar um ritual de energia positiva, envolvendo e arrastando o público em cortejos, por meio de toques de tambores ancestrais, clarins, dança, água de cheiro (aromas) e banho de pipoca.
Às 21h, hora e vez do Afoxé Illê Odara encantar o público da Virada da Liberdade. Às 23h, o setor Alamedas receberá um cortejo com o Samba do Queixinho e congados para levar alegria e magia aos presentes e direcionar o público para frente do Palácio da Liberdade, local do show da Virada.
No momento da virada, será realizado um show de lasers, mapping, cores em leque e drones fazendo malabarismo nas alturas. O público vai receber lanternas de LED para realizar um grande flashmob.
“Será um show tecnológico que iluminará o céu de Belo Horizonte nos primeiros instantes do novo ano, trazendo um visual espetacular para a celebração”, diz Leônidas Oliveira. Nany People é a apresentadora que dará o tom da virada.
Minas Gerais em palcos
O Palco Minas será o espaço para um bom samba no último dia do ano. Será montado na Avenida Cristóvão Colombo e receberá programação a partir das 19h com o Pagode das Minas.
Às 19h50, será a vez da DJ Camis; às 20h10, o Rap 100 Kô; às 20h40, DJ Camis retorna. Às 21h, o show fica por conta do Samba da Baixinha; DJ Camis volta às 22h e, às 22h15, a sambista Adriana Araujo sobe ao palco.
Em outro espaço do Circuito Liberdade, a energia do carnaval invade a noite da virada. O Palco Gerais – que estará na Praça José Mendes Júnior – vai receber, às 19h, o Baile da Dri; às 20h10, o DJ Vini Brown; às 20h30, o Bloco da Calixto; às 21h40, o retorno do DJ Vini Brown e, às 22h, acontece o show Swing Safado ao lado da cantora Sarah Guedes.
Para os apreciadores do digital, o Lounge Liberdade, em frente ao Palácio da Liberdade, vai proporcionar uma experiência que unirá arte visual e música eletrônica. O espaço vai receber, às 19h, a DJ Mel e o VJ Pedreiro. Às 21h30, será a vez do VJ 1MPAR.
A Virada da Liberdade vai contar com áreas de alimentação com food trucks recheados de variedades que celebram a comida mineira e contemporânea. O coreto terá espaço reservado para o público fazer simpatias e projetar desejos e energias positivas para o próximo ano.
A praça terá ainda uma Árvore dos Desejos, em que basta deixar fitas e pedidos para 2024 amarrados nos galhos.
Também foi preparada uma Chuva de Prata, ação instagramável em que uma caixa servirá de fundo para publicações nas redes sociais. Outra ação é a Alameda dos Desejos, um trajeto feito de letras (caixa de LED) com palavras de atração para 2024.
Segurança
Uma das grandes novidades é que a Virada da Liberdade contará com a presença de uma unidade especializada em eventos e recobrimento, que garantirá ainda mais segurança para as famílias que acompanharem a festa na Praça da Liberdade.
“Antes, tínhamos unidades que apoiavam eventos, mas não com essa vocação natural. A partir deste ano, no estado de Minas Gerais, temos a Primeira Companhia Independente de Recobrimento e Eventos, que forma pessoas especializadas nesse tipo de atividade, e que estão certamente envolvidas na prestação deste serviço”, anunciou o comandante do Policiamento da Capital, coronel Micael Henrique Silva.
Comentários: