Jornal Embarque na notícia

Sexta-feira, 21 de Marco de 2025
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui

Minas Gerais

Governo de Minas amplia estratégias de prevenção ao assédio

Ouvidoria-Geral do Estado expande atendimento pelo Canal da Mulher e lança cartilha, com orientações para que todos sejam agentes de transformação e promovam ambiente de trabalho sempre livre de violência e discriminação

Patricia Santos
Por Patricia Santos
/ 14 acessos
Governo de Minas amplia estratégias de prevenção ao assédio
OGE/MG / Divulgação
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Governo de Minas vem adotando medidas concretas e ampliando as estratégias de prevenção ao assédio moral e sexual, contribuindo ativamente para um ambiente de trabalho sempre respeitoso e saudável. Um importante passo na promoção da igualdade de gênero e no fortalecimento do respeito no espaço profissional está sendo dado, por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), nesta quarta-feira (12/3), com o lançamento do Canal da Mulher para todas as servidoras públicas estaduais.

Criado em 2024, como iniciativa experimental nas Instituições de Ensino Superior (IES) vinculadas à Administração Pública Estadual, o Canal da Mulher foi ampliado para atender todas as servidoras da Administração Pública Estadual direta, fundacional e autárquica, para proporcionar um espaço acolhedor e eficaz para que as mulheres possam se manifestar, de forma confidencial e sem constrangimentos, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o público feminino em Minas Gerais.

O espaço é exclusivo para receber sugestões, elogios, reclamações e denúncias das servidoras públicas estaduais sobre temas como igualdade de gênero, participação feminina e, especialmente, violência contra a mulher. Este é mais um passo para fortalecer a presença e o protagonismo feminino na administração pública de Minas Gerais, celebrando as contribuições das mulheres na história do Estado e garantindo que suas vozes continuem sendo ouvidas e respeitadas.

A ação coincide com a recente premiação recebida pela OGE-MG, com o primeiro lugar no VII Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias, que premiou o projeto mineiro "A prevenção ao assédio moral em Minas Gerais: as estratégias integradas para construir um ambiente de trabalho respeitoso, digno e saudável". 

Pela primeira vez na história do Estado, sete mulheres lideram os órgãos de primeiro escalão do governo. Em termos quantitativos, as mulheres também são a maioria dos servidores mineiros, representando 65% do total e representam uma parte fundamental na construção das políticas públicas e no avanço das conquistas para a sociedade mineira. "Desde o início da minha gestão à frente do Governo de Minas, temos buscado ampliar a adoção de medidas contra os assédios moral e sexual, promovendo um ambiente saudável e respeitoso no serviço público", afirmou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
 

 

"O lançamento do Canal da Mulher é mais uma importante ferramenta para assegurar que essas vozes sejam ouvidas e respeitadas. Este canal democrático permite não só denúncias, reclamações, mas também sugestões e elogios. É, sem dúvida, um avanço de extrema importância", salientou o governador Romeu Zema.

 
   
   

Publicidade

Leia Também:


Como as servidoras podem se manifestar

O Canal da Mulher passa a ser uma ferramenta permanente da Ouvidoria de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social da OGE/MG, especializada em Direitos Humanos, o que garante a escuta qualificada e o encaminhamento das manifestações aos órgãos competentes.

Na OGE/MG, o atendimento será conduzido exclusivamente por servidoras mulheres, responsáveis pelo recebimento, análise e tramitação das manifestações, garantindo um ambiente acolhedor e empático para quem busca apoio. O acesso foi facilitado por meio de um link direto na página da Ouvidoria-Geral do Estado, permitindo que servidoras que se sentirem vítimas possam registrar manifestações de forma segura e sigilosa.

Cartilha

Além da ampliação do canal, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a OGE/MG lança, nesta quarta-feira (12/3), a cartilha informativa "Violência e assédio à mulher no ambiente de trabalho", que visa esclarecer o conceito de violência de gênero e ajudar na identificação de situações que possam configurá-la, abordando práticas como o assédio moral e sexual. Ela também apresenta exemplos práticos e oferece orientações sobre como denunciar e prevenir essas ocorrências, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e respeitoso.
 

 

"Com a criação do Canal da Mulher e o lançamento da cartilha informativa, reforçamos o nosso compromisso com as servidoras públicas estaduais e com a promoção de um ambiente de trabalho mais justo e respeitoso. Estamos criando espaços para que as mulheres possam se expressar e, principalmente, se sentir seguras no ambiente de trabalho", afirmou a ouvidora-geral do Estado de Minas Gerais, Gabriela Siqueira.

 
   
   


"Nosso objetivo é contribuir para que todos possam ser agentes de transformação, promovendo um ambiente de trabalho sempre livre de violência e discriminação, reforçando a importância do acolhimento, da escuta qualificada e da conscientização coletiva", declara a ouvidora de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual, Luciene Ribeiro Soares.

O material será divulgado para os órgãos públicos e ficará disponível digitalmente. Clique aqui e conheça o conteúdo da cartilha.

Semana de Prevenção e Combate ao Assédio Moral

As ações de prevenção à violência e ao assédio à mulher no ambiente de trabalho integram as atividades da Semana de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, que visam conscientizar, prevenir e combater o assédio, criando um ambiente de trabalho mais seguro e respeitoso para todos.

A iniciativa é da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), da Controladoria-Geral do Estado (CGE/MG) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).

A programação inclui o Seminário Estadual de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, realizado nessa terça-feira (11/3), com a participação de cerca de 400 servidores estaduais, em que ocorreram a palestra "Liderança e Gestão de Conflitos" para gestores, o treinamento das comissões de conciliação do Estado e a execução de Ouvidoria Móvel itinerante, que passará por quatro pontos estratégicos de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (14/3), para ampliar a conscientização sobre o tema a servidores estaduais que trabalham fora da Cidade Administrativa de Minas Gerais.

Sobre a OGE/MG

A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais é o canal de interlocução entre a sociedade e a administração pública estadual. O órgão auxilia diretamente o governador na fiscalização e no aperfeiçoamento dos serviços públicos, para que o cidadão seja, a cada dia, mais bem atendido.

Nos canais de atendimento da OGE/MG é possível se manifestar e registrar elogios, reclamações, denúncias, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos estaduais.

- Bel, assistente virtual da OGE/MG - (31) 3915-2022 (Whatsapp)

- Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br

- Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e iOS)

- Telefones: 162, Disque - Ouvidoria e 136, Disque – Saúde

FONTE/CRÉDITOS: Agência de Minas Gerais
Comentários:
Patricia Santos

Publicado por:

Patricia Santos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book

Saiba Mais
Nosso Instagram
Nosso Instagram

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )