Jornal de Juatuba, Mateus Leme e Região

Sabado, 20 de Julho de 2024
Nosso Instagram
Nosso Instagram

Entretenimento

Estudantes de Brumadinho, Igarapé e São João de Bicas conhecem a vida e a obra do artista Inimá de Paula

Alunos tiveram a oportunidade de vivenciar um dia no museu sem sair da sala de aula

Patricia Santos
Por Patricia Santos
/ 50 acessos
Estudantes de Brumadinho, Igarapé e São João de Bicas conhecem a vida e a obra do artista Inimá de Paula
Morro do Ipê
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A vida e a obra do artista Inimá de Paula em ações realizadas neste mês de novembro pela Mineração Morro do Ipê. Alunos tiveram a oportunidade de vivenciar um dia no museu sem sair da sala de aula.

Ao todo, cinco escolas e uma instituição de Brumadinho, Igarapé e São João de Bicas foram contemplados pelo projeto. Um total de 612 alunos teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra do artista plástico Inimá de Paula.

A exposição sempre começa com a apresentação do prédio tombado onde funciona o centro de artes, na Rua da Bahia, que já abrigou o antigo Clube Belo Horizonte e o Cine Guarani. Depois, usando reproduções, os participantes conhecem parte do acervo de Inimá de Paula, que conta com mais de 100 obras do mestre mineiro das cores, a remontagem de seu ateliê e uma impressionante coleção de autorretratos que mostram a evolução do artista, além de paisagens brasileiras que ele imortalizou em suas telas ao longo da vida.

Publicidade

Leia Também:

Na atividade realizada nos municípios, os alunos tiveram acesso a parte do acervo de objetos do pintor Inimá de Paula, como, pincéis, tintas e paletas, que despertam grande interesse nas crianças. “A intenção é provocar uma reflexão sobre o processo criativo e contexto histórico de algumas obras, sobre como eles buscam suas memórias afetivas, como fazia o pintor Inimá e outros artistas nas produções de suas obras", comentou o Coordenador Artístico e Educativo da instituição, Vitor Camarano.

Também foram usadas reproduções de obras de exposições atuais, como a exposição NOW – Arte Contemporânea Mundial em cartaz até março de 2024 no Museu Inimá. Os alunos conheceram alguns dos 68 artistas presentes na mostra e puderam viajar e explorar novas culturas e saberes. Depois da aula, todos receberam um lanche.

“Com a arte indo até as salas de aula, entendemos que podemos despertar nos alunos a vontade de conhecer e apreciar obras de arte, além de estimular a criatividade, tendo como inspiração o relevante trabalho do artista mineiro Inimá de Paula”, comentou Cristiano Parreiras, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Morro do Ipê.

Desde 2010, o Museu oferece aos alunos, principalmente de escolas públicas, integrantes de movimentos sociais e de organizações não governamentais, a oportunidade de explorar a percepção visual, ativar a compreensão para as manifestações artísticas e entender como elas podem influenciar o cotidiano. A iniciativa já atendeu mais de 70 mil crianças, além de centenas de professores de quase 2 mil unidades de ensino.

 

 

 

FONTE/CRÉDITOS: André Vince
Comentários:
Patricia Santos

Publicado por:

Patricia Santos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book

Saiba Mais
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )