Jornal de Juatuba, Mateus Leme e Região

Sabado, 20 de Julho de 2024
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui

Minas Gerais

Confira dicas da Cemig para evitar acidentes com a rede elétrica ao fazer a decoração natalina

Atenção deve ser redobrada para que não ocorram acidentes nesta época do ano

Patricia Santos
Por Patricia Santos
/ 20 acessos
Confira dicas da Cemig para evitar acidentes com a rede elétrica ao fazer a decoração natalina
Lucas Nishimoto / Cemig
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O ano de 2023 já está quase chegando ao fim e a busca por maneiras criativas de decorar os ambientes aumenta com a aproximação das tradicionais festas do mês de dezembro. Seja nas residências, nas praças ou no comércio, boa parte do toque especial das instalações de Natal é trazida pela iluminação temática, presente não apenas no interior dos lugares, mas também em janelas, portas e fachadas. A instalação dos enfeites, no entanto, requer muita atenção, para que sejam evitados acidentes envolvendo choques elétricos ou curtos-circuitos, que podem causar incêndios e até vítimas fatais. 

Um novo ciclo se aproxima, e planejar a decoração da casa, por mais simples que seja, faz toda a diferença para deixar o lar mais bonito e aconchegante. Um dos principais cuidados deve ser considerado já no ato da compra. De acordo com o gerente de Segurança do Trabalho da Cemig, Antônio Cesar Lima Santos, os enfeites luminosos devem apresentar o selo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para atestar a qualidade do produto. 

“É muito comum as pessoas não darem muita importância para a procedência do enfeite luminoso. Mas um produto que possua a qualidade aprovada pelo Inmetro é fundamental para a prevenção de acidentes. Produtos com qualidade duvidosa podem causar uma série de transtornos, como choque elétrico e curtos-circuitos”, alerta o especialista.

Publicidade

Leia Também:

Além disso, Antônio ressalta que as pessoas devem dar preferência a enfeites luminosos com lâmpadas de led. “As lâmpadas de led vão proporcionar um consumo menor e mais consciente de energia elétrica. Além disso, eles são mais duráveis e podem ser utilizados tanto em ambientes internos quanto externos, sem o risco de superaquecerem”, explica. 

Cuidados na instalação

O especialista em segurança elétrica destaca, ainda, que instalações feitas de forma incorreta trazem um grande risco para a população. A colocação dos enfeites deve ser feita de forma segura, de acordo com a especificação técnica de cada equipamento e, principalmente, não fazendo as famosas "gambiarras".

“São consideradas gambiarras as instalações que utilizam diversos fios e adaptadores (benjamins ou ‘Ts’) para realizar a ligação de muitos enfeites em uma única tomada. Esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e princípios de incêndio. O correto é utilizar as réguas de borne, aquelas que possuem mais de uma tomada e possuem um fusível para proteger a instalação contra as sobrecargas de energia”, afirma. 

A instalação de ornamentos luminosos em áreas externas merece atenção devido à exposição a elementos naturais, como vento e chuva. O especialista alerta para a necessidade de proteção dos pontos das conexões e tomadas, além da distância de 1,5 metro da rede elétrica da Cemig, nos casos de instalação de lâmpadas decorativas em fachadas, muros, jardins e árvores. 

Vale lembrar que esta distância de 1,5 metro é não só para a instalação como também para a projeção do enfeite em caso de ventos fortes. "Se a decisão for instalar os enfeites em janelas de prédios, é importante fixar o enfeite nas duas extremidades de forma que, em caso de ventos fortes, este enfeite não seja projetado para a direção da rede elétrica da Cemig. Caso isto aconteça, poderá haver um curto-circuito de grande intensidade e com possibilidade de graves acidentes, incluindo queimaduras e até a fatalidade, além de danos à instalação elétrica do apartamento ou do prédio".

“Recomenda-se, ainda, instalar enfeites em locais fora do alcance das crianças e dos animais domésticos. Em caso de árvores de Natal com iluminação instalada no chão, uma sugestão é criar uma barreira física com caixas embrulhadas de presentes ou vasos para impedir o acesso aos enfeites elétricos”, orienta o especialista.

O tempo de uso dos enfeites luminosos também é importante para que o risco de acidentes seja o menor possível. Pelo fato de eles ficarem muito tempo guardados, o cabeamento pode apresentar problemas de desgaste ou ressecamento no isolamento e provocar um curto-circuito. "Antes de utilizar, verifique a integridade da fiação. Se estiver ressecada, descarte todo o enfeite”, recomenda o gerente. 

FONTE/CRÉDITOS: Agência Minas Gerais
Comentários:
Patricia Santos

Publicado por:

Patricia Santos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book

Saiba Mais
Nosso Instagram
Nosso Instagram

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )