Jornal Embarque na notícia

Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024
Nosso Instagram
Nosso Instagram

Minas Gerais

CIS-URG Oeste promove Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ) ministrado por profissionais que integram a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ)

Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado

Patricia Santos
Por Patricia Santos
/ 11 acessos
CIS-URG Oeste promove Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ) ministrado por profissionais que integram a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ)
CIS-URG Oeste
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nos dias 27 e 28 de junho, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), promoveu o Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ) com profissionais integrantes da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ).

A capacitação aconteceu no Auditório no Hotel JB, em Divinópolis, para médicos e enfermeiros do SAMU e profissionais das portas de urgência dos municípios que integram o Consórcio. "O curso é muito importante porque a ação inicial no tratamento do paciente queimado é de extrema relevância para um prognóstico positivo. Então, esse curso nos dois dias mostra o cuidado inicial que a equipe de urgência tem que ter com esses pacientes.", ressalta Larissa Martins, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CIS-URG Oeste. 

A formação tem por finalidade qualificar a equipe que participa da assistência ao paciente queimado em toda a sua linha de cuidado necessária, de baixa à alta complexidade. Deste modo oferece-se uma sistematização no atendimento complementar prestado às vítimas de trauma, diminuindo as taxas de mortalidade, o número de sequelas temporárias e definitivas. "O paciente queimado, a gente pega um agora e um daqui a três meses, logo fica muito fácil esquecer como proceder com a situação, então tem que estar sempre reciclando. Pelo menos uma vez por ano é interessante fazer esses cursos. Sem contar que o queimado é um paciente  tanto para pré-hospitalar quanto para o hospital, pois precisa de tratamentos específicos no CTI. Então é um cuidado continuado.”,  diz  Miguel Kuessada, participante e médico da base descentralizada do SAMU em Itaúna.  

Publicidade

Leia Também:

Sandro Zorzi, enfermeiro da base de Divinópolis, evidencia o papel dessas capacitações trazidas pelo NEP.   "As atualizações que o Núcleo de Educação Permanente traz para nós é de extrema relevância, principalmente nesse setor onde o destino final do paciente é muito limitado."

O Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ) busca direcionar os profissionais de uma maneira correta, através de informações que envolvem uma assistência de qualidade, a fim de assegurar a vida de um paciente queimado.

 

FONTE/CRÉDITOS: Ana Beatriz de Oliveira – Estagiária de comunicação do CIS-URG Oeste
Comentários:
Patricia Santos

Publicado por:

Patricia Santos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book

Saiba Mais
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )