Jornal Embarque na notícia

Sabado, 02 de Novembro de 2024
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui

Notícias

Mineração Morro do Ipê plantou 80.000 mudas desde 2022

As mudas são de espécies nativas e foram plantadas nos últimos dois anos

Patricia Santos
Por Patricia Santos
/ 2 acessos
Mineração Morro do Ipê plantou 80.000 mudas desde 2022
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Minas Gerais, maio - A Mineração Morro do Ipê, responsável pela gestão das minas Ipê e Tico-Tico, realizou o plantio de 80.000 mudas de espécies nativas nos últimos dois anos como medida de compensação ambiental pelas atividades de mineração. As mudas foram plantadas nas áreas preservadas pela empresa, como a Fazenda Vargem do Lima, em Rio Acima; na Fazenda Laranjeiras, que possui dois terrenos localizados em São Joaquim de Bicas e Igarapé; e na Fazendas dos Quéias, em Brumadinho. Todas as três fazendas foram adquiridas pela MMI para compensação do Bioma Mata Atlântica e de espécies ameaçadas de extinção e/ou protegidas por lei. 

Além do plantio das 80.000 mudas com a diversidade de mais de 60 espécies, a Morro do Ipê também se destaca por preservar cerca de sete vezes a área utilizada em suas operações, evidenciando seu compromisso com o meio ambiente. A empresa possui um viveiro de mudas, que hoje possui capacidade de produção de 13.000 mudas ao ano. No viveiro é realizado o acondicionamento temporário de algumas plantas resgatadas, para que possam se recuperar e serem reintroduzidas no meio ambiente, em local propício para o seu desenvolvimento, quando não é possível restabelecê-la no mesmo momento do resgate devido a condições adversas do tempo ou saudabilidade dos espécimes vegetais. Todo o material resgatado e encaminhado ao viveiro de mudas é contabilizado, pesado e triado de forma a possibilitar o monitoramento da sobrevivência dos indivíduos, assim como o acompanhamento das germinações. 

No mês de abril, foram entregues ao município de Rio Manso mudas de espécies nativas produzidas no viveiro da Morro do Ipê. As mudas serão utilizadas para a recuperação de áreas degradadas na região central da cidade e a entrega contou com a presença da Secretária de Meio Ambiente, Marina Amaral, e do Prefeito Luiz Lucena, representando uma colaboração efetiva entre o setor privado e o poder público para promover a conservação ambiental.

Publicidade

Leia Também:

Nos últimos anos, o Programa de Compensação Florestal atuou na área de cinco terrenos que totalizam 7,65 hectares distribuídos em quatro propriedades distintas: a Fazenda Tatu da Vista Alegre, localizada em Igarapé; Fazenda Farofas - Pau de Vinho; Fazenda Laranjeiras, em São Joaquim de Bicas e Igarapé; e Fazenda dos Quéias, em Brumadinho. Nestas áreas, que ficam no entorno da Morro do Ipê, todas as mudas plantadas são extraídas do Viveiro de Mudas e o material genético é todo oriundo do processo de resgate de flora na própria região. Ao todo, foram plantadas e recuperadas mais de 40 espécies de flora, incluindo Ipês, Cedro, Jatobá, Pau-santo, Barbatimão, Capitão do campo, Lobeira e Marmelo de Cachorro.

 

Estas e outras informações sobre as ações ambientais, sociais e de governança da Morro do Ipê podem ser encontradas no Relatório de Sustentabilidade, disponível no site: https://www.ipemineracao.com.br/sustentabilidade/

FONTE/CRÉDITOS: Mineração Morro do Ipê
Comentários:
Patricia Santos

Publicado por:

Patricia Santos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book

Saiba Mais
Nosso Instagram
Nosso Instagram

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )