Jornal Embarque na notícia

Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024
Nosso Instagram
Nosso Instagram

Minas Gerais

Hemominas reúne profissionais de saúde para treinamento intensivo sobre Doença Falciforme

Hemominas realiza treinamentos sobre Doença Falciforme

Patricia Santos
Por Patricia Santos
/ 35 acessos
Hemominas reúne profissionais de saúde para treinamento intensivo sobre Doença Falciforme
Adair Gomez
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A programação inclui apresentações e aulas sobre tipos e manejos de dor, complicações da doença, gravidez, aconselhamento genético, terapias aprovadas e indicações de transfusão, saúde mental e barreiras educacionais.

Na manhã dessa terça-feira (7/11), teve início, em Belo Horizonte, o Encontro de Enfermeiros, evento realizado previamente ao IX Simpósio de Doença Falciforme. O treinamento reuniu 36 enfermeiros de serviços de saúde de todo o Brasil que atendem pessoas com Doença Falciforme (DF), além de sete profissionais americanos do Saint Jude Children’s Research Hospital (Memphis, EUA), serviço de referência mundial em medicina pediátrica.

A presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, participou da abertura do evento, dando as boas-vindas aos participantes. “Agradeço imensamente a parceria com o Ministério da Saúde e com o Hospital Saint Jude. Com este apoio e as informações que vão ser discutidas aqui, vamos conseguir mudar a realidade brasileira em relação à DF”, declarou.

Publicidade

Leia Também:

A coordenadora-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Joice Aragão, também demonstrou toda sua emoção na realização deste evento. Ela falou sobre o início dos trabalhos com a Doença Falciforme no Ministério, em 2004. “Não havia políticas públicas, nem protocolos de atendimento definidos”, relembrou.

Segundo a coordenadora, o processo de construção dessas políticas foi muito significativo e de resistência. “Em Minas Gerais, tivemos um apoio incrível da Fundação Hemominas e da equipe do Programa de Triagem Neonatal (Nupad-MG)”, destacou. “Lutamos por um SUS que atenda toda a diversidade da nação”, finalizou.

Yvonne Carroll, diretora de Serviços ao Paciente do Saint Jude Children’s Research Hospital, elogiou o evento já que, no auditório, havia mais de 200 anos de experiência, com a presença de tantos especialistas. Ela destacou o projeto colaborativo com os hemocentros brasileiros e salientou que a Doença Falciforme não é somente uma enfermidade, “mas um conjunto de fatores sociais que impactam a vida do paciente”.

A parte científica do evento iniciou com a apresentação da gerente de Enfermagem em Hematologia do Hemorio, Márcia Helena Senra, que apresentou um panorama sobre a Doença Falciforme no Brasil e os serviços de atendimento ao paciente falciforme no Rio de Janeiro. O treinamento segue no formato “bootcamp”, uma metodologia de estudo intensivo focada em conhecimentos práticos e específicos.

A programação inclui apresentações e aulas sobre tipos e manejos de dor, complicações da doença falciforme, gravidez, aconselhamento genético, terapias aprovadas e indicações de transfusão, saúde mental e barreiras educacionais.

Doença Falciforme

A Doença Falciforme é uma alteração genética recessiva e hereditária mais frequente no mundo. No Brasil, o Sudeste e Nordeste são as regiões que registram a maior população afetada pela condição, que altera a forma estrutural das hemácias, obstruindo a circulação periférica e oxigenação das células.

O diagnóstico da DF é confirmado pelo exame realizado na triagem neonatal (teste do pezinho), sendo gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS). A gravidade clínica da doença é variável, mas a maioria apresenta as formas crônica e grave. Os sintomas modificam-se de acordo com a idade do paciente e, sobretudo, segundo os cuidados que se têm para preveni-los.

FONTE/CRÉDITOS: Agência Minas Gerais
Comentários:
Patricia Santos

Publicado por:

Patricia Santos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book

Saiba Mais
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )