Jornal de Juatuba, Mateus Leme e Região

Sexta-feira, 24 de Maio de 2024
Nosso Instagram
Nosso Instagram

Notícias

Equipes da Copasa concentram esforços em Porto Alegre para força-tarefa nos sistemas de abastecimento

Após restabelecer o fornecimento de água nas cidades

Patricia Santos
Por Patricia Santos
/ 12 acessos
Equipes da Copasa concentram esforços em Porto Alegre para força-tarefa nos sistemas de abastecimento
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Após uma semana de intensos trabalhos no Rio Grande do Sul, as quatro equipes da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) estão concentradas na capital Porto Alegre nesta segunda-feira (13/5), para auxiliar na retomada do abastecimento de água da cidade. 

Na última semana, os profissionais atuaram nas cidades de Muçum e Santa Tereza, locais onde o abastecimento de água foi retomado.

As chuvas voltaram a cair forte no Rio Grande do Sul no último fim de semana, principalmente em Porto Alegre, o que fez com que as equipes se reunissem em uma força-tarefa junto ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), entre outros órgãos, para minimizar os impactos causados à população da capital. 

Publicidade

Leia Também:

Mesmo com pontos de inundação, os técnicos estão atuando em estações de tratamento de água em diversas regiões da cidade.

Segundo dados do Dmae, o abastecimento de água de Porto Alegre é composto por seis Estações de Tratamento de Água (ETAs), seis Estações de Bombeamento de Água Bruta (EBABs), 88 Estações de Bombeamento de Água Tratada (EBATs) e 104 reservatórios. 

Dos mais de 200 milhões de m³ de água tratados por ano, ao menos 88% da água é destinada ao uso residencial e distribuída por mais de 4.200 quilômetros de redes espalhadas pelas ruas de Porto Alegre.

As manutenções feitas pela Copasa incluem substituições de bombas elevatórias na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria e bombas de sucção submersas para recirculação de esgoto bruto, que funciona de acordo com o nível de um sensor ultrassônico, que também estava danificado. Foi realizada a limpeza e o reparo dos equipamentos, possibilitando a retomada da operação.

Solicitadas pelo Dmae, uma equipe da Copasa também esteve na Estação de Bombeamento de Água Tratada (EBAT) Xavantes. Os técnicos identificaram quais eram os equipamentos danificados e providenciaram as substituições e instalações, recuperando também a operação do sistema.

Nova remessa

Apesar das dificuldades de deslocamento e das chuvas, as equipes trabalham ininterruptamente para auxiliar o povo gaúcho quanto ao abastecimento de água tratada. A Copasa também está preparando o envio de nova remessa de mais 1,4 mil caixas com 19,6 mil litros de água potável para a Região Sul, uma necessidade que aumenta a cada dia nos locais atingidos pelas inundações.

FONTE/CRÉDITOS: Agência de Minas Gerais
Comentários:
Patricia Santos

Publicado por:

Patricia Santos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book

Saiba Mais
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )