A agência de viagens 123milhas surpreendeu clientes ao anunciar na sexta-feira (18) a suspensão da emissão de passagens já compradas da sua linha promocional, com datas flexíveis. O governo considerou grave o anúncio e a Secretaria Nacional do Consumidor já informou que irá notificar a empresa para esclarecimentos. Esta não é a primeira vez que consumidores enfrentam problemas com a 123milhas. Entenda o que se sabe até agora.
O que aconteceu
Empresa anunciou que suspendeu a emissão de passagens já compradas da linha Promoção 123milhas disse que não vai emitir passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023, e que as vendas deste produto estão interrompidas desde o dia 16.
123milhas culpa juros e alta demanda. Em nota, disse que a decisão de suspender a emissão de passagens na linha promocional foi motivada por "fatores econômicos e de mercado" e citou a alta demanda por voos, " que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada", e a taxa de juros elevada.
Governo vai investigar cancelamentos e opção oferecida aos clientes. O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, disse ao UOL, que a pasta vai notificar a empresa por dar aos clientes apenas a opção de vouchers como devolução do valor já pago em passagens compradas pelo site.
Procon-SP também vai notificar empresa. O órgão de defesa do consumidor disse que vai questionar a empresa sobre os motivos para a suspensão. Também diz que quer saber como a agência se preparou para esta situação, como está informando seus clientes e quais as medidas de mitigação ou compensação para não prejudicar os consumidores.
Presidente da CPI das Pirâmides Financeiras, em andamento na Câmara, diz que comissão vai investigar 123milhas. O deputado federal Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), classificou a situação de "muito grave". "Muitas famílias se programaram e agora todo o sonho vai por água a baixo", escreveu no X, ex-Twitter.
123milhas não dá detalhes sobre a sua situação financeira. Em nota, disse que "continua comprometida com o propósito de proporcionar a mais pessoas experiências mais acessíveis em viagens e turismo".
A decisão [de suspensão] deve-se à persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, entre eles, a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada. A 123 milhas ressalta que a linha PROMO representa 7% dos embarques de 2023 da companhia.
123milhas em nota
Comentários: