O roteiro de superação foi construído a cada jogo. Depois de um início ruim no Pré-Olímpico, o Brasil precisou se reinventar. Não foi fácil, é verdade. Mas, no embalo de um Maracanãzinho lotado, a seleção brasileira venceu um de seus maiores rivais para garantir seu lugar nos Jogos de Paris. Em 3 sets a 2, parciais 25/23, 23/25, 15/25, 25/17 e 15/11, o time da casa venceu a Itália e carimbou o passaporte rumo a mais uma Olimpíada.
Com a vitória, o Brasil garante a segunda vaga em disputa no Grupo A do Pré-Olímpico. A seleção termina em segundo lugar, atrás da Alemanha, maior surpresa da competição. A Itália, por sua vez, vai precisar buscar seu lugar nos Jogos através do ranking, assim como Cuba, outra equipe da chave que buscava a classificação.
Darlan saiu de quadra como maior pontuador da partida, com 19 pontos. Lucarelli, um dos destaques da partida, fechou com 17. A seleção, porém, mostrou brilho conjunto. Bruninho foi um dos melhores mesmo diante das próprias limitações. Alan, que perdeu espaço diante do momento do irmão, também foi bem quando acionado.
Foi um tie-break tenso, como não poderia deixar de ser. O Brasil começou melhor e abriu 5/3. A Itália foi buscar na marra. No bloqueio sobre Honorato, 6/6 no placar. A seleção voltou a se descolar no placar, mas deixou a Itália buscar depois de erro de saque de Darlan. O Maracanãzinho, por alguns momentos, se calou. Mas o Brasil se manteve firme. Bruninho, incansável, corria de um lado para o outro como se fosse um menino. No ataque de Darlan, a seleção abriu 12/10 e viu a Itália pedir tempo. Mas, no ace de Lucarelli, a vaga e a festa: 15/11.
Comentários: