A educação municipal de São Joaquim de Bicas segue avançando cada vez mais. Na semana passada, o Governo do Estado de Minas Gerais divulgou os resultados preliminares das avaliações do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), realizada em março deste ano, em todas as escolas da cidade. De de acordo com os dados, houve uma melhora significante no nível de aprendizado dos alunos do 2º ano, (série inicial) e do 5º ao 9º ano (séries finais), em comparação com o resultado do ano passado.
Trata-se de avaliações que visam aferir o desenvolvimento de aprendizagem de estudantes da rede pública municipal e estadual de Minas Gerais, a fim de constatar avanços e dificuldades dos estudantes. O Simave é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria técnico-pedagógica com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o governo aplica duas provas: o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), para os alunos do 2º ano, e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), para os alunos do 5º ao 9º ano e do 3º ano do ensino médio. Ambas avaliam as habilidades e conhecimentos dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, classificando o desempenho em níveis: baixo, intermediário, recomendado e avançado.
Resultado Simave
Em São Joaquim de Bicas, os dados revelaram um aumento significativo no desempenho dos alunos, com um aumento na porcentagem de alunos nos níveis recomendado e avançado, e consequentemente, uma queda nos níveis baixo e intermediário. Em algumas escolas, o nível foi baixo e chegou a ser zerado. Este resultado é extremamente positivo, já que indica uma melhora na qualidade do ensino no município e uma mudança positiva nos resultados históricos.
A secretária de Educação, Eunice Maia, explica que este avanço é resultado das ações implementadas pela secretaria, em parceria com o Centro de Referência do Professor (CRP). " Nosso objetivo é continuar avançando, através da capacitação do corpo docente da rede, na adoção de abordagens pós-construtivistas, na personalização do material didático, e na defesa do direito de aprendizagem de todas as crianças e adolescentes da cidade. Nós reafirmamos nosso compromisso em oferecer uma educação pública municipal de qualidade para nossos alunos”.
Para Miryam, coordenadora do CRP, é de suma importância ressaltar os resultados que enchem de orgulho toda a classe de educadores, bem como reconhecer os parceiros que trabalharam com afinco para ajudar na construção do mesmo. “Temos que destacar a direção, supervisão escolar, professores e demais profissionais que atuam dentro do espaço escolar e trabalham de maneira incansável para a construção de uma escola pública municipal que possibilita que todas as crianças e adolescentes, deste município, apropriem da cultura escolar como direito garantido para a construção de sua cidadania”, afirmou.
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