Jornal de Juatuba, Mateus Leme e Região

Sabado, 20 de Julho de 2024
Nosso Instagram
Nosso Instagram

Notícias

Ataque-surpresa do Hamas por terra, mar e ar sem precedentes nas últimas décadas deixa centenas de mortos e dezenas de reféns em Israel

Ataque-surpresa do Hamas

Patricia Santos
Por Patricia Santos
/ 38 acessos
Ataque-surpresa do Hamas por terra, mar e ar sem precedentes nas últimas décadas deixa centenas de mortos e dezenas de reféns em Israel
Foguetes são disparados por militantes palestinos da Cidade de Gaza em direção a Israel — Foto: AFP
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em um ataque-surpresa maciço por terra, mar e ar sem precedentes nas últimas décadas, Israel sofreu neste sábado, desde as primeiras horas da manhã, uma ofensiva coordenada em larga escala com uma chuva de mais de 2.500 foguetes e invasão por centenas de combatentes palestinos que deixou o país em choque com ao menos 232 mortos e mil feridos, levando as autoridades a declararem estado de guerra e emergência nacional, com a convocação de reservistas.

Em resposta, Israel lançou bombardeios pesados em Gaza, deixando ao menos 200 mortos e mais de 1.600 feridos, segundo fontes palestinas.

Desencadeada a partir da Faixa de Gaza pelo movimento palestino Hamas, que controla o território, a onda de ataques levou o terror a mais de 20 cidades e localidades no sul e no centro de Israel — incluindo Jerusalém e Tel Aviv — atingidas pelos foguetes ou invadidas por combatentes que abriram fogo contra prédios das forças de segurança, atiraram em carros nas estradas e capturaram um número ainda indefinido de civis e militares como reféns.

Publicidade

Leia Também:

Além do gaúcho Ranani Glazer, que está desaparecido, pelo outros três brasileiros estavam no sul de Israel no momento em que o país foi atacado.

A ofensiva, batizada pelos palestino de "Operação Dilúvio de al-Aqsa", começou às 6h30 com os disparos de foguetes, lançados de vários locais de Gaza. Em seguida, começaram os ataques de entre 200 e 300 combatentes palestinos infiltrados em Israel a diversas localidades próximas ao território.

Abu Obeida, porta-voz da ala armada do Hamas, afirmou que o grupo terrorista havia escondido “dezenas de reféns” em “lugares seguros e túneis de resistência”. Um porta-voz das Forças Armadas israelenses confirmou que vários civis e soldados foram mantidos reféns em casa, como na cidade de Ofakim, ou levados para o território palestino.

O Magen David Adom, a Cruz Vermelha de Israel, afirma que teve duas de suas ambulâncias capturadas e ao menos um médico assassinado, de acordo com o jornal Times of Israel. Vídeos divulgados nas redes sociais mostraram corpos de diversas pessoas vestidas com uniformes militares, além de motoristas e passageiros mortos em uma rodovia. A polícia pediu que a população ficasse em casa ou nos bunkers antiaéreos.

O Hamas divulgou um comunicado após o início dos ataques. Israel mantém um duro bloqueio contra a Faixa de Gaza desde que o Hamas assumiu o poder em 2007. Desde então, ocorreram vários conflitos entre militantes palestinos e Israel.

“Decidimos pôr fim a todos os crimes da ocupação [israelense], o seu tempo de violência sem responsabilização acabou”, declarou o grupo. “Anunciamos a Operação Dilúvio de al-Aqsa e disparamos, no primeiro ataque de 20 minutos, mais de 5 mil foguetes.”

Em mensagem divulgada em redes sociais, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que o país está em guerra contra o Hamas, classificou o ataque surpresa como "criminoso" e anunciou ter ordenado "uma ampla mobilização" de reservistas.

— Estamos em guerra e vamos vencer. O inimigo pagará um preço que nunca conheceu — disse Netanyahu em mensagem de vídeo.

FONTE/CRÉDITOS: Globo
Comentários:
Patricia Santos

Publicado por:

Patricia Santos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book

Saiba Mais
Anuncie Aqui
Anuncie Aqui

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )